TRE-RJ indefere registro de candidatura do ex-vereador Gabriel Monteiro - Tribuna NF

TRE-RJ indefere registro de candidatura do ex-vereador Gabriel Monteiro

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Por 6 votos a 1, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) indeferiu na tarde desta quarta-feira (31) o registro de candidatura de Gabriel Monteiro (PL) a deputado federal.

Pela decisão, ele não poderá usar recursos públicos, terá que devolver o que já foi destinado à campanha dele e está proibido de fazer campanha na propaganda de TV.

Gabriel, que foi cassado na Câmara do Rio este mês, poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Isso significa um passo muito firme na transparência da política e no comportamento digno dos candidatos. Isso confirma o que a Câmara Municipal tinha feito no processo ético-disciplinar, que a Justiça Eleitoral está atenta e é justa e isso indica que a Justiça Criminal precisa avançar também nas investigações sobre esse cidadão. Vitória da democracia”, disse o vereador Chico Alencar (Psol), relator do processo na Câmara.

No dia 18 de agosto, a Câmara Municipal do Rio cassou o mandato de vereador de Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. O ex-policial militar e youtuber é acusado de assédio sexual, forjar vídeos na internet e de estupro de vulnerável.

Dos 50 votos possíveis na Câmara, 48 foram pela cassação de Gabriel, e dois pela não. Esses votos couberam ao próprio Gabriel e ao vereador Chagas Bola.

O clima da sessão foi semelhante ao de um estádio de futebol, com torcidas prós e contrárias ao youtuber.

Faixas e cartazes foram colocadas no local para manifestar a opinião das galerias. Do lado dos apoiadores de Gabriel, faixas como “Gabriel Monteiro guerreiro brasileiro” e “Contra a máfia do reboque” podiam ser lidas. Já o lado dos manifestantes a favor da cassação de Gabriel Monteiro, uma grande faixa dizia: “Vereadores, imaginem se fosse a filha de vocês”.

G1*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *