16/06/2024
Região

SFI: Reunião do Conseg aborda segurança nas escolas e casos de crimes contra a vida

O Conselho Comunitário Estadual de Segurança Pública (Conseg), em São Francisco de Itabapoana (SFI), se reuniu na E.M. Professora Dalria Maria Macedo Gonçalves, em Gargaú. Conduzido pelo presidente do Conseg, Romário Bernardo, o encontro teve como tema central os casos de ataques em escolas no país e a repercussão no município, abordando ainda as ocorrências de violência contra a vida registrados nos últimos dias na cidade.

A delegada titular da 147ª Delegacia de Polícia Civil de SFI, Ivana Morgado, solicitou tranquilidade à população e que deixasse de lado as matérias negativas das redes sociais, evitando ler, comentar e compartilhar qualquer notícia ligada ao tema. Ela também pediu aos alunos presentes que caso haja suspeita de mudança de comportamento de qualquer pessoa nas escolas, que fizessem contato imediatamente com a diretora, que deve comunicar o fato o mais rápido possível à 147ª DP ou à Polícia Militar (PM).

Já o segundo assunto abordado na reunião foram os recentes casos de homicídios no município. O subcomandante do 8º BPM-Campos, major Pinho, revelou estar traçando estratégias para dissipar a onda de violência e que em um curto período será dada uma resposta positiva à sociedade, assim como houve com a redução a zero dos crimes no campo, aumentando a segurança com a criação da Patrulha Rural, uma parceria da Prefeitura de SFI com a PM.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos, ao lado do vice-prefeito Raliston Souza, demonstrou preocupação com os jovens, “que serão os adultos de amanhã”. “Além da Educação de qualidade, temos desenvolvido atividades para manter a juventude sempre no caminho do bem, como por exemplo, mais de 16 escolinhas de futebol da Secretaria de Esporte e Lazer, os cursos de capacitação promovidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) e a recente parceria com a Polícia Civil, através do Papo de Responsa, uma união para combater a violência, entre outras ações”, destacou a prefeita, acrescentando:

“Em relação aos casos de violência contra a vida, é sempre bom lembrar que a Segurança Pública é da competência do Estado: a Polícia Militar, que realiza o policiamento ostensivo, e a Polícia Civil, responsável pelas investigações dos crimes. A Prefeitura de SFI tem prestado apoio, por intermédio da Sesep e os seus órgãos subordinados, auxiliando sempre para que o trabalho em conjunto possa dar uma resposta positiva a nossa população”.

O presidente do Conseg avaliou como muito positiva a reunião, ressaltando a presença do governo municipal, se empenhando e mostrando o desejo de ajudar a combater o crime e trazer a paz para os moradores do município. Já por parte do Estado, esclareceu que o comandante do 8º BPM-Campos, tenente-coronel Ricardo Cruz, teve uma reunião de emergência no Rio de Janeiro, também sobre crimes na área do batalhão, juntamente com o coronel Ibiapina, comandante do 6º CPA, mas fez questão de enviar um grupo de oficiais para reforçar e reiterar o apoio ao Conseg.

“Eu, por parte do Conselho e pessoalmente, vejo que com o empenho da prefeita Francimara, presença e vontade da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil (Sesep), temos tudo para avançar e resgatar esses jovens a cada reunião que fazemos nas escolas da rede. A importância fundamental do secretário de Educação e Cultura, Robson Santana, em abrir as portas das unidades de ensino para levar uma palavra de segurança e também um norte para a juventude de que segurança pública é uma responsabilidade de todos”, reforçou Bernardo.

Participaram ainda da reunião o comandante da 3ª Cia da PM em SFI, tenente Soares; o comandante da 5ª Cia do BPRv, tenente Danilo; o secretário da Sesep, subtenente Edson Brito, o vereador Milsinho, além de secretários, subsecretários, chefes de departamentos e assessores da prefeitura.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *