SFI: Professores da SMEC participam de curso da UFRJ para aprimorar a qualidade do ensino

Quarenta professores da Secretaria Municipal de Ensino e Cultura (SMEC) de São Francisco de Itabapoana (SFI) participam do Curso Geologia Geral para o Ensino Básico, através do Museu da Geodiversidade (MGeo) do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Projeto Geoparque Costões e Lagunas do RJ (GpCL/RJ). A capacitação ocorrerá ao longo do mês de outubro, sempre no formato online devido às medidas de prevenção à Covid-19.

O curso terá a duração de 24 horas, sendo dividido em seis módulos, três deles já apresentados nos dias 6, 8 e 13, e os demais que acontecerão nos dias 18, 20 e 25. Entre os temas abordados estão: Geodiversidade e Geoconservação, Origem da Terra, Tempo Geológico, Tectônica de Placas, Minerais, Rochas e Fósseis, Solos, Água Superficial e Subterrânea, Recursos Minerais e Geologia do Estado e de SFI. Além de oficinas, materiais adicionais, como textos e kit de minerais e rochas, são oferecidos aos participantes.

As aulas são ministradas pelas professoras Cícera Neysi (Departamento de Geologia/UFRJ), Eveline Milani Romeiro Pereira Aracri (MGeo), Kátia Mansur (Departamento de Geologia/UFRJ, MGeo e GpCL/RJ) e Marcia Diogo (MGeo).

O curso foi organizado pela SMEC, com apoio das coordenadoras Leidiana Alves, Kátia Alves e Giselle Pessanha, além de integrar o Projeto Geociências – Substantivo Feminino: Meninas Geocientistas de SFI, aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

“A maioria dos conteúdos está dentro da grade curricular, agregando conhecimento para o professor e uma forma de dinamizar as aulas, principalmente de Geografia e Ciências. Participam da capacitação professores de Geografia, História e Ciências do 1º segmento (1º ao 5º ano) e do 2º segmento (6º ao 9º ano)”, ressaltou Leidiana, acrescentando:

“A aula de regionalização, que vai trabalhar de maneira específica a geologia e a geografia do Estado do Rio de Janeiro e de SFI, acontecerá no último encontro remoto, dia 25. A partir do aprofundamento deste tema, os professores poderão abordar os conteúdos físicos do município com mais propriedade”.

O secretário da pasta, Robson Santana, destacou a importância da capacitação. “Além de os professores poderem adquirir conhecimento aprofundado sobre os temas abordados no curso, os alunos da rede municipal também serão beneficiados com uma qualidade de ensino ainda melhor. A SMEC está seguindo a orientação da prefeita Francimara de proporcionar um aprendizado de excelência para os nossos estudantes”, ressaltou.

AscomSFI*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *