SFI: Prefeita inaugura sede própria do Nuprapac
Com investimento superior a R$ 1,5 milhão, a sede própria do Núcleo de Prevenção e Apoio ao Paciente com Câncer e Familiares (Nuprapac) foi inaugurada na noite de quarta-feira (18) pela prefeita Francimara Barbosa Lemos. Neste ano, o órgão completa sete anos de criação e contabiliza cerca de 10 mil atendimentos.
— É uma sensação de dever cumprido. Este é um patrimônio do povo de SFI. Quando aceitei o desafio de implantarmos o Nuprapac, vi a necessidade de um espaço como este, em meio ao meu tratamento de câncer de mama — afirmou a prefeita, que estava acompanhada do ex-prefeito e esposo, Frederico Barbosa Lemos, além de secretários e assessores.
Francimara destacou ainda que o mamógrafo passa a ser sediado na sede do órgão, que “dará mais dignidade a todos aqueles que vierem aqui buscarem atendimento”. O Nuprapac conta com uma equipe multidisciplinar formada por uro-oncologista, enfermeira oncológica, assistente social, fisioterapeuta, nutricionista e psicológica, além de um veículo para facilitar o deslocamento dos pacientes.
Para a coordenadora do Nuprapac, médica oncologista clínica Elizabeth Uhl, a inauguração é histórica e marca mais um avanço em um projeto pioneiro na região, que é custeado exclusivamente pelo poder público municipal.
— A integralidade do cuidado é tudo. O paciente e sua família precisam ser cuidados no sentido mais amplo possível. Para mim, estar em um projeto como este é uma felicidade imensa. Agradeço a prefeita Francimara por ter possibilitado que uma equipe técnica tão competente coloque seu conhecimento a favor dos munícipes — destacou.
Já o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, destacou que o Nuprapac é da população são franciscana. “Aqui foi um lugar pensado para oferecer toda a assistência necessária. Quero aproveitar para agradecer toda a união da equipe de governo, que trabalhou junto, para proporcionar mais este fruto”, disse.
A construção seguiu normas técnicas de acessibilidade e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além das salas para setores administrativos, a sede conta com espaços destinados para projeto social, serviço social, oncologia, procedimento, psicologia, ultrassom, urologia, mamografia, enfermagem e ostomia. Outra característica é um mini auditório com 30 lugares.
A solenidade contou ainda com bênção do pároco da Paróquia São Francisco de Paula, padre Luciano Gomes. Houve ainda uma homenagem a Fillipe de Oliveira Pinto, que era morador de Gargaú e foi diagnosticado com câncer de intestino. Ele faleceu após complicações oriundas de metástase e deu nome à sala do setor de Ostomizado.
Ascom*