SFI: Mais de 6 mil doses aplicadas no Dia D da Campanha de Vacinação antirrábica

No Dia D da Campanha de Vacinação de cães e gatos contra a raiva mais de 6 mil animais foram vacinados em São Francisco de Itabapoana (SFI). Segundo dados da Vigilância Sanitária (Visa), o índice superou anos anteriores.

Neste sábado (17), os locais de imunização funcionaram durante manhã e tarde. Um dos mais movimentados foi a Praça São Francisco de Paula, na área central. Já na localidade de Barra do Itabapoana, a prefeita Francimara Barbosa Lemos acompanhou o trabalho junto com vereadores, secretários e assessores.

“Agradeço o empenho da população para imunizar o seu animal. A partir de agora, as doses ficarão disponíveis para retirada na Visa, em Ponto de Cacimbas. Basta levar um isopor com gelo”, afirmou. Está prevista ainda vacinação itinerante em algumas localidades.

De acordo com o diretor da Visa, Carlos Magno Mariano, cerca de 70 profissionais foram envolvidos. Entre estes, estudantes da graduação de medicina veterinária, do campus de Campos dos Goytacazes da Universidade Estácio de Sá.

“Distribuímos e aplicamos as doses, que são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, em 20 pontos, em diferentes localidades para facilitar o acesso. Os casos de raiva estão voltando a aparecer. A vacinação é a forma mais adequada para que essa zoonose não volte a ser uma problemática tanto para os animais, quanto para os humanos”, informou, agradecendo o apoio das secretarias municipais de Saúde, de Agricultura e de Educação e Cultura.

O Conselho Regional de Medicina Veterinário do Estado do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) informou em maio deste ano que um cão de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, morreu em decorrência da doença.

AsCom SFI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *