SFI: Inauguração de UBS reúne moradores em Floresta

Com cerca de 350 m2, o prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) da localidade de Floresta, em São Francisco de Itabapoana (SFI), foi entregue à população na noite da última sexta-feira (16). A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita e o vice-prefeito, além de secretários, assessores e vereadores.

“Vemos agora que não é necessário ter um médico como prefeito ou secretário da pasta para ter competência, credibilidade e responsabilidade para desenvolver um trabalho digno na Saúde”, pontuou a prefeita. Ela afirmou estar emocionada e orgulhosa por entregar uma “obra maravilhosa” para a comunidade, onde possui familiares e viveu parte da infância.

“Uma das prioridades da nossa atual gestão é fazer funcionar os serviços já existentes, terminar as obras abandonadas e, assim, promover novos investimentos”, finalizou.

Já o vice-prefeito, Claudio Henriques, pontuou: “Mais uma noite estamos reunidos para presenciarmos fatos, pois muitas vezes as pessoas se perdem ao publicar fake news. E hoje (sexta), vemos um fato para o bem: a construção de uma UBS que vai ajudar a salvar vidas.”. Ele avalia que “o município está no caminho certo”, uma vez que tem proporcionado “legado em Saúde e Educação, pois é assim que se forma o futuro”.

Paralelamente, o presidente da Câmara Municipal, vereador Masxuel Cerqueira, aproveitou para parabenizar o trabalho desenvolvido na Saúde. “Todas as pessoas que vêm até mim relatam que estão sendo bem atendidas”, revelou. Ele também lembrou as diversas construções em andamento em várias regiões de SFI.

Para o secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, “o sentimento é de dever cumprido”, mas confessou que “a missão não acaba aqui. Muitas missões nos foram passadas, muitas já foram cumpridas e outras ainda serão. Tudo é questão de tempo, pois coração e vontade política não faltam a nossa prefeita”.

Representando a localidade, o morador Jorge Almeida direcionou-se à prefeita para agradecê-la “por tudo que tem feito por Floresta”: “Você está deixando um marco, que jamais será esquecido. Agora nós temos um prédio de primeira qualidade.”

Neste mesmo sentido, a administradora da UBS, Romilce Barreto, contou estar muito feliz e destacou o empenho de toda sua equipe.

UBS — Antes do descerramento da placa e da entrada da população no prédio, foi exibido um vídeo com fotos da construção abandonada, que chegou a ser local de criação de cavalos. Imagens das ações que foram feitas para que a obra pudesse ser inaugurada foram exibidas na mesma produção.

A unidade recebeu o nome de Sylvio Rangel Pessanha, cujo filho, José Orlando, estava presente na inauguração. No local, foram empregados pela municipalidade cerca de R$ 180 mil para finalização.

Durante os trabalhos, houve a necessidade de reinstalar portas, parte elétrica, louças e metais da estrutura, material que havia sido furtado no período de abandono. Além disso, foi realizada impermeabilização do telhado e a pintura.

O espaço conta com quatro consultórios, sendo dois odontológicos, salas de vacina, repouso, curativo, inalação, acolhimento e de procedimentos, conforme detalhou a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento. Há ainda banheiros com acessibilidade e cômodos dedicados à parte administrativa, como recepção e estoque de remédios.

Mais investimentos — Durante a solenidade, a prefeita destacou o “compromisso e responsabilidade com o dinheiro público”, anunciando que novas ambulâncias serão adquiridas pelo município nos próximos meses e uma será responsável por dar suporte a Floresta. Foram apresentadas ainda imagens do projeto de uma praça, a ser construída ao lado da UBS.

Ainda na área da Saúde, foi divulgada para a próxima sexta-feira (23) a implantação do serviço móvel de Resgate em Gargaú. Além disso, está prevista para setembro a inauguração do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC).

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: