SFI: Equipe da Sema prossegue com os trabalhos na cidade

O Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil (Sema) de São Francisco de Itabapoana (SFI) prossegue em ritmo acelerado com os trabalhos no município. Além disso, também exerceu atividades atípicas para auxiliar outras secretarias da prefeitura.

Na Escola Municipal de Brejo Grande foi realizado o corte de galhos de um abacateiro que, além de danificar o muro e a calçada, corria risco de cair em cima da unidade de ensino, já que o cupim tinha consumido os galhos secos. Após o serviço pronto, a diretora expressou seu agradecimento. “Ao dar início ao ano letivo, encaminhei a solicitação, sendo prontamente atendida”, revelou Elacimônia Gomes.

Em Imburi foi realizada roçada da grama e poda de árvore na praça principal da localidade, que fica em frente à igreja católica. Em Manguinhos, houve cortes em uma árvore que estava com os galhos secos e prestes a cair em um quiosque. Todas as solicitações foram feitas por moradores e turistas à Sema.

No Centro da cidade, a equipe de Parques e Jardins retirou duas árvores de grande porte, na qual uma oferecia um risco maior, pois teria sido queimada. Logo após retirarem os indivíduos arbóreos, a Sema acionou a Secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos para auxiliar na retirada das madeiras.

“Devido aos troncos serem pesados demais e os galhos, além de grandes tinham muitos espinhos, solicitamos o apoio da Secretaria de Obras para a retirada das toras com o auxílio de um trator. Como hoje o maquinário está realizando outras atividades, nesta sexta-feira (28), eles irão retirar as madeiras que ficaram no local”, esclareceu a secretária de Meio Ambiente e Defesa Civil, Luciana Soffiati.

Outras ações – A equipe também deu suporte a outras secretarias. Para auxiliar o Departamento da Empresa Municipal de Trânsito (Emtransfi), a equipe recolheu, no espaço em Santa Clara, grades de proteção de isolamento e distribuiu o material nas localidades de Gargaú, Guaxindiba e Barra.

Para a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano foram recolhidas estantes e barraquinhas das artesãs que estavam em Guaxindiba para o Centro de Idosos, localizado no Centro da cidade. Para o Departamento de Patrimônio, buscou diversos materiais entre eles mesas, cadeiras e computadores para serem distribuídos na prefeitura.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, a Sema busca integração. “Todos da secretaria trabalham integrados, pois como bem aprendemos com a prefeita, somos uma equipe e nos esforçamos para ajudar um ao outro e não agimos diferente quando somos solicitados”, comentou a secretaria.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *