SFI à frente da coordenadoria da Câmara Técnica Setorial de Agricultura do Cidennf

São Francisco de Itabapoana (SFI) está agora à frente da coordenadoria da Câmara Técnica Setorial da Agricultura do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). Representado pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, a nomeação ocorreu por videoconferência, na quinta-feira (4), durante a primeira reunião do ano da Câmara Técnica. O secretário de Agricultura de Italva, Bruno Guimarães, foi nomeado o vice-coordenador.

“Vamos buscar pautas em comum para todos os municípios do Consórcio, como por exemplo, legalizar pequenos produtores para serem fornecedores da merenda escolar através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), melhorar a conectividade rural em relação à telefonia e internet, além de buscar apoio tecnológico por intermédio de parcerias com a Uenf Universidade Estadual do Norte Fluminense), Sindicato Rural, IFF (Instituto Federal Fluminense) e Universidade Rural”, revelou Enaldo.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos destacou a importância regional do Cidennf e demonstrou gratidão pela escolha. “Sabemos da grande importância que SFI tem na região na área da Agricultura e estar à frente da coordenadoria desta Câmara Técnica Setorial é uma grande responsabilidade e muito nos orgulha representar neste setor os municípios pertencentes ao Consórcio”, ressaltou a prefeita.

Durante a reunião remota, o secretário executivo Vinícius Viana representou a presidente do Cidennf, a prefeita de Quissamã Fátima Pacheco, e apontou os objetivos da Câmara Técnica, as ações e planejamento para este ano. Ele falou sobre as ações do Programa do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), do “Rota Regional Caminhos do Açúcar”, que visa garantir às pequenas, médias e grandes agroindústrias instaladas nos municípios pertencentes ao Consórcio venderem os seus produtos de origem animal em todo país.

Viana também mencionou a criação da Câmara Temática de Agroinovação, destacando que o objetivo é estimular o segmento com ações inovadoras que promovam políticas públicas voltadas para área produtiva. Ele argumenta que “a criação da Câmara Temática é para poder avançar nas ações de fortalecimento, como a plantação de novos cultivares, citando como exemplo o gengibre, o açafrão, a batata doce amarela, dentre outras variedades”.

Participaram ainda da videoconferência os secretários e subsecretários de Agricultura de Campos, Quissamã e Italva, o presidente do Sindicato Rural de Campos, Ronaldo Bartolo, o presidente da Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), Tito Inojosa e demais integrantes do Cidennf.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *