Semana do Meio Ambiente com diversas ações em SJB

Várias ações acontecem durante a Semana do Meio Ambiente em São João da Barra, que teve início na segunda-feira, 7, com o lançamento do projeto Reviva Óleo. Na terça-feira, 8, foram plantadas 55 mudas de espécies nativas na área da futura unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre da Lagoa do Taí. A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos teve o apoio da empresa Ferroport.

A programação seguiu na quarta-feira, 9, com a limpeza da Lagoa de Iquipari, em parceria com a empresa Porto do Açu, através da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, recolhendo aproximadamente 500 kg de resíduos. A limpeza da Lagoa de Grussaí, que estava na programação foi adiada devido ao mau tempo. Nesta quinta-feira, 10, será realizada a limpeza da Lagoa do Açu, às 14h. O evento acontece em parceria com o Parque Lagoa do Açu (Pelag) e Associação de Moradores do Açu (AMA).

Sexta-feira, 11, acontece a campanha de Educação Ambiental sobre a coleta itinerante de embalagens de agrotóxicos, em parceria com a empresa Açu Petróleo. Fechando a semana, debate virtual sobre a temática “Restauração de Ecossistemas”, com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Educação e Cultura juntamente com a empresa GNA, seguido de divulgação dos vencedores do concurso artístico sobre o livro “Casamento na Restinga”, do escritor André Pinto.

Com o tema “Restauração de Ecossistemas”, a Semana do Meio Ambiente é promovida pela Prefeitura de São João da Barra, de forma conjunta entre as secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Educação e Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos e as empresas GNA, Ferroport, Porto do Açu e Açu Petróleo.

Reviva Óleo – O projeto Reviva Óleo tem como proposta o reaproveitamento do óleo de cozinha descartado pela população na fabricação de sabão, ração animal, biodiesel e outros produtos. A iniciativa prevê a instalação de pontos de coleta em postos do Estratégia Saúde da Família (ESF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Ascom*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *