Secretaria de Estado de Saúde confirma o segundo caso do novo coronavírus no RJ - Tribuna NF

Secretaria de Estado de Saúde confirma o segundo caso do novo coronavírus no RJ

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou, nesta sexta-feira (6), o segundo caso do novo Coronavírus (Covid-19) no Estado do Rio de Janeiro. O órgão informou que a paciente, de 52 anos, é moradora da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro e apresentava sintomas de quadro viral desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

O primeiro caso tinha sido confirmado na quinta-feira – uma moradora de Barra Mansa, no Sul Fluminense, que também tinha viajado para a Itália.

A paciente da capital deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela SES em parceria com a Vigilância municipal. A paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar.

Ainda de acordo com a secretaria, a primeira amostra para testagem da paciente foi coletada no mesmo dia em que deu entrada na unidade particular. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus e, então, o caso foi notificado aos CIEVSs municipais e estaduais. Na sexta-feira (6), o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fiocruz, que confirmaram o laudo positivo para o Novo Coronavírus.

“É importante destacar que continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, disse o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, em nota.

Na manhã deste sábado, em uma ação de vacinação contra o sarampo no Leme, Santos voltou a dizer que a população deve ficar tranquila porque a situação está sendo monitorada e que 85% dos casos confirmados são da forma leve da doença.

“O importante é seguir as recomendações: lavar as mãos com sabão com frequência, evitar aglomerações, evitar levar as mãos a olhos, boca e nariz e não compartilhar objetos pessoa como copos e talheres”, frisou o secretário

O Rio de Janeiro tem 112 casos suspeitos, sendo 52 na capital e o restante em 20 municípios, e dois casos importados confirmados.

Na sexta-feira (6), o Ministério tinha atualizado o número de casos confirmados no país para 13.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *