Saúde promove reforma de unidades básicas do Santa Helena e de Cambaíba - Tribuna NF

Saúde promove reforma de unidades básicas do Santa Helena e de Cambaíba

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prossegue com a reforma de mais duas unidades de saúde. Uma delas é a Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Santa Helena e a outra, a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Cambaíba, situada próximo a Martins Laje. Ao assumir a Prefeitura, em janeiro de 2021, a atual gestão encontrou 46 unidades fechadas pelo governo passado. Desde então, o governo Wladimir Garotinho vem trabalhando para reabrir os serviços de saúde. Já foram reabertas 15 UBSs e reinauguradas outras três, após reforma das mesmas.

Também foi devolvida à população a Policlínica do Servidor e inauguradas a Policlínica da Terceira Idade e o Posto de Saúde do Mercado Municipal, que se tornou um polo avançado do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past), além do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto. Já o Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM) ganhou um mamógrafo novo.

Segundo o subsecretário de Infraestrutura e Operações da secretaria de Saúde, Genil Alves, as duas unidades em reforma estão recebendo pintura nova, mobília e equipamentos para adequação ao padrão das novas UBSs do município. “Estamos revisando também toda a parte elétrica e hidráulica dos imóveis, além do telhado. A do Santa Helena, por exemplo, começamos pela reforma do telhado, já que a unidade está funcionando e não será fechada para a realização da obra”, explicou ele, ressaltando que a de Cambaíba foi fechada pelo governo passado.

A encarregada da UBSF do Santa Helena, Margareth Ferreira Lanunce, acredita que a reforma vai propiciar um melhor atendimento aos pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários. Já César Tavares Batista, morador do Santa Helena, disse estar ansioso pela inauguração da unidade. “Acho que vai ficar muito bonita, além de acolhedora”, disse ele, que é paciente da UBSF. De acordo com Genil, as duas unidades serão entregues à população ainda este ano pelo prefeito.

UBSs REABERTAS – As unidades já reabertas e reinauguradas pela Prefeitura foram: UBSF São Sebastião, UBSF Lagoa de Cima, UBSF Santa Rosa, UBSF Dores de Macabu, UBSF Vila Nova, UBSF Jamil Ábido, UBSF Carvão, UBSF Eldorado, UBSF Parque Aurora, UBS São Martinho, UBS Campelo, UBSF Pernambuca, UBSF Lagamar/Farol de São Tomé, UBSF Três Vendas, UBS Palmares, UBS Quilombo, UBS Baleeira e UBS Maria Selma, na comunidade Tira Gosto. A UBSF do Eldorado, Farol e Baleeira não chegaram a ser fechadas e, por isso, foram reinauguradas após reforma.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *