Saúde do RJ lança assistente virtual com informações em chat sobre o coronavírus

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio lançou, nesta quinta-feira (2), uma plataforma digital para esclarecer dúvidas da população sobre o novo coronavírus. A assistente virtual ‘Sesin Responde’, atende em tempo real com informações sobre sintomas da Covid-19 ou quando procurar atendimento médico.

O serviço, que fica disponível 24h, pode ser acessado pelo celular por um código QR ou pelo site da plataforma on-line e não é preciso cadastro ou integração com redes sociais.

Na página, a assistente virtual faz uma triagem dos sintomas apresentados pelo usuário que, de acordo com as respostas, é orientado se deve procurar um profissional de saúde ou ficar em quarentena.

Se houver indicação de consulta com um médico, a plataforma encaminha automaticamente o usuário para a Central 160, também da secretaria, que funciona 24h tirando dúvidas sobre coronavírus e combatendo notícias falsas.

Para o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, este é mais um canal oficial acessível à população, principalmente durante o isolamento domiciliar.

“Com todos esses serviços funcionando integrados [redes sociais, Central 160, painel on-line e atendente virtual], a população pode esclarecer dúvidas sobre coronavírus sem sair de casa e ter a orientação correta sobre quando procurar atendimento médico, sem sobrecarregar as unidades de saúde”, explica.

Painel de informações

Nesta semana, também foi lançado o “Painel Coronavírus Covid-19”, da Secretaria Estadual de Saúde, que faz o monitoramento on-line dos casos no estado com atualizações diárias.

Além dos casos confirmados e os óbitos por município, a plataforma traz também dados por faixa etária e gênero dos pacientes.

A população também pode acessar o canal oficial do Governo do Estado do RJ sobre o coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *