Saúde de Campos recebe novos aparelhos microscópicos - Tribuna NF

Saúde de Campos recebe novos aparelhos microscópicos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Dando sequência ao processo de modernização de equipamentos, instituído pelo Prefeito Wladimir Garotinho, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu, nesta segunda-feira (03), quatro aparelhos microscópicos: instrumentos usados em laboratórios para visualizar objetos de tamanho reduzido como células, micro-organismos, dando uma imagem contrastante, que é ampliada. Este instrumento permite que um cientista ou médico amplie um objeto para observá-lo em detalhes.

Os microscópios são compostos de lentes para ampliação, cada uma com seus próprios poderes de ampliação. Dependendo do tipo de lente, ela ampliará a amostra de acordo com sua força focal.

O diretor do Laboratório Regional e coordenador do Laboratório do Hospital Ferreira Machado (HFM), José Luiz Kury, explica a importância desse aparelho. “Quando realizamos um hemograma, precisamos fazer uma leitura especifica das células para identifica-las e colocar no exame para o médico saber quais são as células que tem ali. Isso só é possível graças a esse instrumento. Existe inúmeras necessidades para esse tipo de aparelho microscópico”, informou.

Ainda, de acordo com José Luiz, os novos microscópicos vão ser distribuídos para as unidades da Fundação. “Conseguimos quatro microscópicos binoculares, extremamente sofisticados, com alta tecnologia e uma qualidade excepcional. Eles são importados e vão ser distribuídos pelas unidades da FMS. Dois aparelhos vão para o HFM e dois vão para o Hospital Geral de Guarus (HGG), e, em breve, novos microscópicos vão ser encaminhados para o Hospital São José”, disse.

“O nosso objetivo é continuar modernizando as nossas unidades com novos aparelhos. Estamos trabalhando para garantir aos nossos pacientes, um atendimento com mais eficácia e com os melhores produtos do mercado”, destacou o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e Diretor Administrativo do HFM, Gilberto Nunes.

Microscópico Binocular – Os microscópios binoculares trabalham com duas lentes oculares e possibilitam uma ótima visualização do objeto em análise. Esses modelos se destinam basicamente a visualização de estruturas anatômicas, vivas ou mortas, gerando imagens tridimensionais. Os binoculares possuem um poder de ampliação de 10 até 1.600 vezes e permitem uma operação com luz direta e a observação de objetos transparentes.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *