Saúde de Campos amplia postos de vacinação contra Poliomielite a partir desta quarta-feira - Tribuna NF

Saúde de Campos amplia postos de vacinação contra Poliomielite a partir desta quarta-feira

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está ampliando, a partir desta quarta-feira (14), os postos de vacinação contra a Poliomielite para crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina estará disponível na sede da secretaria (Rua Gil de Góis, nº 157), no Automóvel Clube, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Vila Olímpica do Jardim Carioca, além das 35 unidades de saúde que já vinham realizando a campanha que previne contra a paralisia infantil e a Multivacinação para atualização da caderneta da criança e do adolescente menores de 15 anos.

A meta do município, que acompanha a do Ministério da Saúde, é imunizar 95% do público-alvo, cerca de 35 mil crianças em Campos. O último levantamento aponta que a cobertura acumulada de janeiro a agosto de 2022 é de 55%. Já a dose extra da Campanha Nacional contra a Poliomielite, que teve início no dia 8 de agosto, teve cobertura apenas 16%.

“Com esse nível de vacinação baixíssimo, as crianças estão vulneráveis, o vírus está voltando a circular. Faço um apelo aos pais para que levem seus filhos abaixo de cinco anos para que façam a vacinação contra a Poliomielite, para que a gente possa manter nossos pequenos protegidos e não levá-los a uma vida de sacrifícios, que pode ser evitada com a imunização. A criança não tem prerrogativa de ir ao posto se vacinar, então este é um ato do compromisso dos pais com a saúde de seus filhos, além do cuidado com a saúde coletiva do município”, disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Todas as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias, mesmo as que estão com o esquema de três doses completo, precisam tomar a dose extra. Para isso, é ofertada a Vacina Oral Poliomielite (VOP), também conhecida como vacina de gotinha. “Somente com a imunização é que vamos conseguir diminuir os riscos de doenças previamente controladas ou erradicadas retornarem”, disse o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro.

A imunização contra a Poliomielite nos postos novos será das 9h às 16h. Já nas 35 salas de vacinação distribuídas por todo o município, o atendimento é das 8h30 às 16h. Além da vacina contra poliomielite (VIP e VOP), nas Unidades Básicas de Saúde são oferecidas doses contra Hepatites A e B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Varicela, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. Também é aplicada a vacina Influenza, que previne contra a gripe. Em todas as salas de vacinação o atendimento é por livre demanda. Para ser vacinado, é necessário que pais e responsáveis legais apresentem a caderneta de vacinação da criança ou adolescente, além dos documentos pessoais.

Polos de vacinação Poliomielite – crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias:
Automóvel Clube
Fundação Municipal de Esportes
Vila Olímpica do Jardim Carioca
Secretaria Municipal de Saúde

Polos de vacinação Poliomielite e Multivacinação – crianças de 1 anos a 14 anos, 11 meses e 29 dias:
Centro de Saúde de Guarus (CSG)
Cidade da Criança (crianças de 2 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias)
Hospital São José
UBS Baleeira
UBS Parque Prazeres
UBS Penha
UBS Poço Gordo
UBS Ponta Grossa dos Fidalgos
UBS Saturnino Braga
UBS Sentinela do Imbé
UBS Tocos
UBS Venda Nova
UBSF Aldeia
UBSF Conselheiro Josino
UBSF Dores de Macabu
UBSF Felix Miranda
UBSF IPS
UBSF Jamil Ábido
UBSF Lagamar/Farol de São Tomé
UBSF Lagoa de Cima
UBSF Morangaba
UBSF Morro do Coco
UBSF Parque Imperial
UBSF Parque Rodoviário
UBSF Patronato São José
UBSF Ponta da Lama
UBSF Santa Cruz
UBSF Santa Maria
UBSF Santo Amaro
UBSF Santos Dumont
UBSF São Sebastião
UBSF Vila Nova
UPH de Santo Eduardo
UPH Travessão
UPH Ururaí

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *