Saiba quais modelos de celular ficarão sem WhatsApp em março
O centro de ajuda do serviço de mensagens instantâneas WhatsApp informa que, periodicamente, alguns sistemas operacionais deixam de ser compatíveis, pois a Meta busca se manter atualizada com os avanços tecnológicos.
A cada mês, o WhatsApp emite um alerta para os celulares que deixam de atender aos requisitos necessários para suportar atualizações, correções de segurança e novas funções.
Considerando a antiguidade dos dispositivos e o número de usuários, já é possível consultar a lista de celulares que perderão acesso ao serviço de mensagens neste mês.
Quais celulares ficarão sem WhatsApp neste mês?
Os dispositivos com um sistema operacional incompatível receberão uma notificação do WhatsApp informando que precisam ser atualizados para continuar usando o aplicativo. Os usuários que receberem esse aviso deverão trocar de celular ou fazer um backup para não perder conversas e informações importantes.
No Android, o WhatsApp é compatível com a versão 5.0 e posteriores. Se o celular possuir um sistema operacional mais antigo, não será possível baixar ou utilizar o WhatsApp.
No iOS, o aplicativo de mensagens só será compatível com dispositivos que tenham a versão 15.1 ou posterior a partir de 5 de maio de 2025. Até lá, o WhatsApp funcionará em celulares com iOS 12 e versões posteriores.
Modelos que perderão acesso ao WhatsApp:
- Samsung: Galaxy S3, Galaxy Note 2 e Galaxy Ace 3
- Motorola: Moto G (1ª Geração), Razr HD e Moto E 2014
- LG: Optimus G, Nexus 4 e G2 Mini
- Sony: Xperia Z e Xperia SP
- Apple: iPhone 5 e iPhone 5c
Para verificar a versão do sistema operacional, o usuário deve acessar no aplicativo Ajustes ou Configuração: No Android, essa informação pode ser encontrada na seção “Sobre o telefone”. No iOS, deve-se acessar “Geral” e depois “Sobre” para visualizar esses dados.
Por que os celulares perdem acesso ao WhatsApp?
A Organização de Consumidores e Usuários (OCU) explicou que os smartphones são os dispositivos mais afetados pela obsolescência.
O principal motivo pelo qual deixam de ser usados é o sistema operacional, mas diversos fabricantes estão buscando soluções para prolongar sua vida útil.
Esse é um fator que os desenvolvedores de aplicativos consideram ao determinar em quais celulares é possível baixar o WhatsApp – o mesmo ocorre com outros aplicativos.
Os usuários que possuem um celular incluído na lista devem fazer um backup para salvar conversas importantes ou informações que desejam manter.
O Globo*
