Rodrigo Bacellar é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj - Tribuna NF

Rodrigo Bacellar é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alerj

O deputado Rodrigo Bacellar (PL) foi eleito, por unanimidade, presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (29/06). Bacellar assume a vaga deixada pelo ex-deputado Márcio Pacheco, que foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ).

A Comissão de Constituição e Justiça é a primeira a dar parecer sobre as propostas apresentadas pelos deputados e a única que pode arquivar uma proposição, caso ela seja contrária à Constituição Federal ou Estadual, por exemplo. ”Para mim, é uma honra e uma felicidade assumir o cargo de presidente da principal comissão da Casa. Essa comissão tem um espírito democrático, é a porta de entrada de todas as matérias que são a resposta para os problemas da sociedade, que espera e nos cobra muito”, disse Bacellar.

O parlamentar ainda fez agradecimentos ao presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e ao governador Cláudio Castro. “Independentemente da minha posição de governo, quem me conhece sabe que não abro mão da postura pessoal. Sou amigo, sou leal, mas não vou deixar de dizer o que penso e de divergir, se isso for necessário”, comentou.

A sessão foi presidida pelo deputado Luiz Paulo (PSD), membro mais antigo da comissão. Ele destacou a capacidade técnica de Bacellar para assumir o cargo. “Tem experiência técnica, visto que ele é advogado e tem a experiência de presidir outras comissões da Casa, além de ter experiência no próprio Poder Executivo”, elogiou. O deputado ainda prestou homenagem ao ex-presidente da CCJ, o ex-deputado Márcio Pacheco.

Deputado de primeiro mandato

Natural de Campos dos Goytacazes, Rodrigo Bacellar é advogado tributarista, especializado em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela Faculdade Damásio e pós-graduando em Gestão Pública (MBA) pela Universidade Cândido Mendes. Foi assessor da Secretaria-Geral de Planejamento do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE/RJ) e presidente da Fundação Estadual do Norte Fluminense (FENORTE).

Está em seu primeiro mandato como deputado estadual, eleito por 26.135 votos em 2018. Na Alerj, Bacellar já foi vice-presidente das comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento, além de ter sido relator do processo de admissibilidade do impeachment do ex-governador Wilson Witzel na Alerj. Durante a gestão do governador Cláudio Castro, Bacellar foi secretário de Governo e voltou ao parlamento em abril de 2022.

“Nem nos meus melhores sonhos imaginei uma maneira tão rápida de trilhar passos tão grandes, tão altos. Nunca deixei de ter humildade de pedir ajuda e ir aprendendo aos poucos. Minha presidência se faz na mão e na caneta de cada um dos deputados, estou aqui para aprender com vocês”, finalizou Bacellar.

Votaram os deputados membros permanentes da CCJ. A saber: Chico Machado (SDD), Luiz Paulo (PSD), Carlos Minc (PSB), Rodrigo Bacellar (PL), Rosenverg Reis (MDB) – além dos deputados Luiz Martins (União) e Waldeck Carneiro (PSB), membros suplentes. Ainda compõem a comissão os deputados Rodrigo Amorim (PTB), Mônica Francisco (PSol), Anderson Moraes (PL), Dr. Deodalto (PL) e Márcio Canella (União).

Fonte: Alerj

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *