20/06/2024
Variedades

Rioprevidência inicia recenseamento de pensionistas nascidos em março

Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro nascidos em março devem realizar o recenseamento para atualização cadastral já a partir desta sexta-feira (1° de março). Coordenado pelo Rioprevidência, o procedimento é obrigatório e pode ser feito em uma das 18 agências ou postos da autarquia, mediante agendamento prévio pelo site www.rioprevidencia.rj.gov.br ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (chamadas de fixo ou celular).

São cerca de 7 mil pensionistas, aniversariantes de março, que devem comparecer às agências na data, horário e local definidos no agendamento, levando os documentos de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e título eleitoral.

O Rioprevidência alerta que o beneficiário que não comparecer ao recenseamento poderá ter o benefício suspenso até que regularize a situação junto ao órgão. Nesta fase, os pensionistas de militares somente serão obrigados a fazer o censo se estiverem associados à autarquia, ou seja, aqueles cujos instituidores da pensão vieram a óbito até 31/12/2021.

A realização do censo, a cada cinco anos, é uma determinação da Lei Federal 10.887/04, e tem como finalidade promover auditoria periódica da folha de pagamentos, combater possíveis fraudes e permitir efetiva avaliação atuarial, garantindo, com isso, segurança dos pagamentos dos benefícios previdenciários.

O recenseamento de pensionistas do Estado do Rio de Janeiro teve início em novembro de 2023 e perdurará ao longo de 2024, sempre de acordo com o mês de aniversário do segurado. São cerca de 83 mil pessoas o contingente de beneficiários a fazer o procedimento. Mais informações, como regras para casos especiais de pensionistas acamados ou impossibilitados de locomoção e de residentes fora do Rio e exterior, acesse o site www.rioprevidencia.rj.gov.br.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *