Rioprevidência: confira lista com mais de 3 mil pensionistas quem pode ter benefício suspenso
O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência) publicou uma relação nominal com cerca de 3.181 pensionistas nascidos em julho. Esses pensionistas deixaram de fazer o recenseamento obrigatório até a data-limite de 31 de agosto e, agora, correm o risco de ter seus benefícios suspensos já nas próximas folhas de pagamento. A lista completa pode ser acessada no final da reportagem.
Para evitar o corte do pagamento, os pensionistas ausentes devem realizar o recenseamento o quanto antes em um dos postos ou agências do Rioprevidência, mediante agendamento prévio pelo site https://www.rj.gov.br/rioprevidencia ou pelos telefones 0800-285-8191 (chamadas de telefone fixo) e (21) 3850-3350 (ligações de fixo ou celular).
Atenção aos golpes
A autarquia reforça que o recenseamento não é realizado por aplicativos, e-mails, chamadas de vídeo, mensagens de texto ou ligações telefônicas, evitando assim golpes ou fraudes.
Vale ressaltar que os pensionistas de militares só são obrigados a fazer o recenseamento se estiverem associados ao Rioprevidência, ou seja, aqueles cujos instituidores da pensão vieram a óbito até 31 de dezembro de 2021.
De documento em mãos
Os documentos necessários incluem identidade (RG), CPF, comprovante de residência (dos últimos três meses ou declaração de residência) e título de eleitor (ou e-Título, comprovante de votação de 2022 ou de quitação eleitoral). Para menores sem RG, será aceita a certidão de nascimento. Os documentos podem ser apresentados em original ou cópia autenticada.
Além de ser uma atualização cadastral, o recenseamento é uma determinação da Lei Federal 10.887, de 2004. Ele também permite auditoria periódica da folha de pagamentos e avaliação atuarial, garantindo a segurança e a regularidade dos pagamentos dos benefícios previdenciários.
Confira a lista aqui: https://www.rj.gov.br/rioprevidencia/node/747