20/06/2024
Campos

Programa de saúde presta atendimento à população em situação de rua e em abrigos

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura vem trabalhando para prestar um atendimento cada vez mais humanizado, fortalecendo e melhorando a assistência em saúde de toda população. Dentre eles, destaca-se o programa Consultório na Rua (CR), que visa ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para esse grupo populacional que se encontra em condições de vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Essa semana, a equipe se reuniu para alinhamento das ações do programa. Segundo a coordenadora do Consultório de Rua, Constância Prestes, os atendimentos acontecem de segunda à sexta-feira, a partir das 17h, em locais específicos como Praça São Salvador, Rodoviária Roberto Silveira, Jardim São Benedito, Ponte Leonel Brizola (conhecida como Ponte Rosinha), Pelinca, além dos acolhimentos. As demandas que a equipe não puder solucionar no espaço da rua, são encaminhadas aos pontos de atenção da rede de saúde.

“Nosso trabalho é itinerante e é ofertado atendimento de aferição de pressão arterial e glicemia. Para a continuação do tratamento, encaminhamos o paciente para a rede de Atenção Primária, que inclui consultas, testagens e exames laboratoriais”, disse a coordenadora.

PROGRAMA – A estratégia Consultório na Rua foi instituída em 2011 pela Política Nacional de Atenção Básica. Dentre as diretrizes do programa estão trabalhar a construção de vínculos, com respeito às diferenças, a promoção de direitos humanos, a inclusão social e o enfrentamento do estigma que marca profundamente esse segmento social, além da redução de danos direcionada aos que recorrem a substâncias psicoativas, por exemplo.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *