19/06/2024
Campos

Programa de Expansão por construção modular contempla seis unidades escolares de Campos

O Programa de Expansão e Ampliação das escolas e creches da rede municipal de ensino por construção modular continua a todo vapor. As obras já avançaram em seis unidades e estão em fase de conclusão: Creche Escola Professora Ruth Chagas; Escola Municipal Professor Walter Siqueira; Creche Escola Irmã Dulce; Creche Escola João Siqueira; Creche Escola Getúlio Vargas e Creche Escola Gilberto do Espírito Santo.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, ao todo, 27 unidades serão ampliadas no modelo de construção modular, sem contar as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. “Além disso, serão construídas mais cinco novas unidades, também por meio de construção modular. Das 27 unidades previstas para ampliação, 20 serão creches e sete escolas. E das cinco novas unidades a serem construídas, serão três creches e duas escolas”, explicou.

O diretor de Infraestrutura da Secretaria de Educação, Francisco Eduardo Freitas, afirmou que em todas essas unidades os trabalhos são de ampliação. “Outras ampliações e construções estão em fase de aprovação. O objetivo é criar, em curto prazo, salas de aula para ampliar o número de vagas para atendimento à demanda reprimida”, informou. A expectativa é abrir mais 2 mil vagas nas creches municipais, por exemplo.

Gestora da Creche Escola Professora Ruth Chagas Manhães, situada no Parque Julião Nogueira, Kely Barros disse que há uma procura muito grande por vaga em sua unidade, e a ampliação vai ajudar a receber mais alunos.

“Com essa obra de ampliação modular foram construídas mais cinco salas, onde uma será a Brinquedoteca e as outras quatro serão utilizadas para atender nossos alunos que estão atualmente em salas improvisadas, pequenas, que eram sala de professor, biblioteca e centro médico. Esses espaços deixaram de ter essas finalidades e passaram a ser salas de aula, para atendermos à demanda, que é muito grande. Até o ano passado, tínhamos 130 alunos, este ano, com a nova portaria, onde aumentou o quantitativo de alunos por turma, passamos para 168. Com a ampliação teremos mais 40 vagas, totalizando 208 alunos. Estamos muito ansiosos para ver a obra concluída, pois além de podermos atender um maior número de alunos, o que vai ser muito importante para a comunidade a qual a creche está inserida, atenderemos nossas crianças em um ambiente mais acolhedor e adequado”, explicou Kely.

Assim como Kely, a gestora da Escola Municipal Professor Walter Siqueira, localizada no Parque Julião Nogueira, Rosemara da Silva Fiuza, contou que está feliz e ansiosa com a obra de ampliação.

“Estamos muito felizes por termos sido escolhidos para receber essa ampliação. Através dessa obra a gente vai poder atender mais alunos, porque a procura por vaga é grande. Hoje, temos 700 alunos e com esse trabalho poderemos desocupar mais salas, chegando a quase mil alunos. Estamos aguardando para poder fazer essa inauguração, que já está quase pronta e poder passar a Educação Infantil para esse anexo”, finalizou a gestora.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *