14/06/2024
Campos

Primeira-dama participa na Deam de evento pelo Dia Internacional da Mulher

Neste dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, a primeira-dama Tassiana Oliveira e a subsecretaria de Políticas para Mulheres, Josiane Viana, participaram de um evento especial em comemoração à data, na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam). O evento, organizado pela delegacia Madeleine Dykeman, foi para reforçar as redes de apoio às mulheres, tanto as forças de segurança quanto os equipamentos municipais. Além disso, o evento homenageou mulheres que lutam pelos direitos femininos.

Para a primeira-dama, eventos como esse são importantes para reforçar que as mulheres podem contar não só com a polícia, mas também com o município, que desenvolve ações e disponibiliza equipamentos para a superação. “Hoje seria um dia para comemorar, mas infelizmente todas nós estamos tristes com os últimos acontecimentos. Eu agradeço muito pelo convite, porque nós mulheres somos mães, filhas, esposas, trabalhadoras e, ainda, conseguimos fazer tudo com maestria”, disse Tassiana.

Josiane Viana reforçou o trabalho do município no enfrentamento à violência e também o papel do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Mercedes Baptista (Ceam). “A gente mostra que a rede que existe é bem estruturada. A Deam e o Ceam funcionam de forma integrada. Com o Ceam, a gente busca tratar a mulher em toda a sua plenitude. Mesmo que ela consiga se livrar de um relacionamento abusivo, tóxico e perigoso, a gente trabalha para que ela não se envolva com outra pessoa do mesmo perfil”, disse a subsecretária.

Na ocasião, a delegada titular da 134ª DP, Natália Patrão, recebeu uma homenagem pelo trabalho realizado à frente das investigações que resultou na prisão dos envolvidos na morte da jovem Letycia Peixoto e do seu bebê, assassinados na última semana. O evento ainda contou com a participação da delegada Pollyana Henriques, titular da 146ª DP; da integrante da OAB Mulher, Kelly Viter; dos familiares da Letycia; além das equipes da 134ª DP e da Deam.

“Para uma mulher atravessar as portas da Deam, ela está rompendo uma barreira muito grande. É um momento de muita coragem. Ela está deixando para trás um casamento e buscando para ela e para os seus filhos um futuro sem violência. É um momento difícil e que precisa ser tratado com a ajuda de todos”, disse a delegada Madeleine.

O Ceam oferece atendimento psicossocial às mulheres que sofreram violência, incluindo psicoterapia, em local adequado para acolhimento, com equipe capacitada e sensibilizada sobre a questão da violência de gênero. Possui espaços elaborados para terapia individual, terapia em grupo, triagem psicossocial, oficinas de trabalho, palestras e reuniões. Conta também com uma brinquedoteca para as atividades de acolhimento para as crianças que acompanham as mães durante os atendimentos. O Ceam fica na Rua dos Goytacazes, 257, no Parque Turfe Clube.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *