Presidente da Alerj recebe comitiva do parlamento da Hungria - Tribuna NF

Presidente da Alerj recebe comitiva do parlamento da Hungria

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A vice-presidente do Parlamento húngaro, Márta Mátrai, esteve na Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta quarta-feira (22/03), para um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar (PL). Além da troca de experiência entre as duas casas legislativas, a comitiva visitou as instalações do Parlamento Fluminense e foi ao Palácio Tiradentes, antiga sede da Assembleia. Durante a reunião, Márta falou dos avanços do país nos últimos anos, com políticas de proteção à criança e ações que geraram a queda do desemprego, e ela convidou os deputados a visitarem o Parlamento da Hungria.

“É sempre muito interessante a troca de cultura e de experiência. A Marta é jurista, assim como eu, e uma pessoa formidável. Acho que o ponto mais importante dessa reunião foi analisar as mudanças legislativas que eles sofreram a partir de 2003, em especial em 2010, quando mudaram totalmente a Constituição do país e nos mostraram em números os avanços que eles alcançaram”, disse Bacellar. Entre as melhorias destacadas no país nos últimos 13 anos, está a queda do número de desempregados.

Segundo Márta, desde 2010, quando a Hungria passou a ofertar em massa cursos profissionalizantes, levando grande parte da população para trabalhos públicos, o número de desempregados despencou. “Trabalhadores que começaram as suas carreiras como varredores de rua conseguiram mudar de cargo e aumentar seu ganho salarial”, contou.

Além do panorama econômico e político apresentado, Márta Mátrai convidou os deputados da Alerj para visitarem o país. “Temos trabalhado em algumas áreas que podem servir como modelo de políticas públicas a serem aplicadas aqui também, como a criação de novos postos de trabalho. Seria muito interessante a visita de uma comitiva do Rio ao nosso parlamento”, comentou.

Grupo de trabalho

Agradecido pelo convite, Bacellar disse que montou um grupo de trabalho para analisar as ações apresentadas e vai discutir a possibilidade de visitar o país. “Vamos carinhosamente analisar o que foi implementado lá e avaliar o que conseguimos aproveitar aqui, levando em consideração, é claro, a nossa realidade. Falei também de possivelmente fazermos uma agenda conjunta entre o Poder Executivo e uma parte do Parlamento para irmos à Hungria ver de perto o que eles nos apresentaram”, concluiu o presidente. Foi a primeira agenda internacional de Bacellar à frente da Alerj.

Na comitiva estava a vice-diretora de Relações Institucionais do Parlamento europeu, Beatriz Kese; o Embaixador do país, Zoltán Szentgyörgyi; e o Cônsul-Geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László. O grupo aproveitou a oportunidade para conhecer o plenário da Assembleia, além das instalações da TV Alerj e da rádio da Casa. Os visitantes também estiveram no Palácio Tiradentes e se mostraram impressionados com a beleza do histórico prédio.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *