23/05/2024
Campos

Prefeitura finaliza detalhes para abertura do acesso na BR-101 em Guarus

Após receber autorização do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT ), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Arteris, concessionária da BR-101, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente, está cuidando dos detalhes finais para a abertura do acesso Nordeste na BR-101 para a Avenida José Carlos Pereira Pinto, na altura da Padaria Nogueira, na região de Guarus. O novo acesso vai desafogar o tráfego na Ponte Alair Ferreira e dar celeridade para os motoristas com destino aos bairros dos setores Sul, Leste e Baixada Campista, que terão a opção de fazer a travessia do Rio Paraíba do Sul por meio da Ponte Saturnino de Brito, conhecida por Ponte da Lapa.

O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, informa que no momento estão sendo priorizadas as ações de sinalização horizontal e vertical e, em seguida, será realizada a instalação dos semáforos pelo Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT).

“Após as obras de construção da interligação da avenida com a rodovia federal, está sendo realizada a sinalização vertical (instalação de placas) e horizontal (pintura das faixas na pista) e, na sequência, será feita a instalação dos semáforos por equipes do IMTT. Em seguida, o novo acesso que já está devidamente autorizado entrará em funcionamento”, informa Sérgio Mansur.

O novo acesso é um projeto idealizado há mais de 10 anos, mas havia dificuldades em função da burocracia por se tratar de uma rodovia federal em trecho privatizado. “O projeto foi idealizado e as primeiras tratativas com o Governo Federal para a construção do novo acesso à cidade no setor Nordeste teve início em 2012, na gestão da então Prefeita Rosinha Garotinho, quando trouxemos a Campos em abril daquele ano o então Superintendente da ANTT, João Honorato e, juntos definimos as mudanças a serem feitas na BR-101, com o objetivo de minimizar os problemas enfrentados pelos moradores daquela área, onde o trânsito é intenso. Na atual gestão, o prefeito Wladimir atuou com gestões junto ao Ministério dos Transportes e à Arteris Fluminense e todas as pendências técnicas foram mitigadas e o novo acesso vai estar em funcionamento em duas semanas”, informa Sérgio Mansur.

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *