Prefeitura entrega cobertores e oferece abrigos a pessoas em situação de rua
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, realizou nessa terça-feira (13) mais uma abordagem social às pessoas que vivem em situação de rua. Na ação, que foi reforçada pelo frio que vem fazendo nos últimos dias na cidade, as equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) percorreram cinco pontos da região central da cidade, como o Jardim do Liceu, Rodoviária Roberto Silveira, Praça da República, Praça do Santíssimo Salvador e Praça Tiradentes, para ofertar cobertores.
Segundo a prefeitura, feita diariamente, a abordagem social dessa terça ainda teve o objetivo de encaminhar pessoas em situação de rua para os abrigos municipais. A coordenadora do Centro Pop, Isabela Araújo, explica que a decisão de ir para o abrigo e a permanência nos equipamentos é do indivíduo.
“Mais uma vez estamos juntos nessa abordagem social, no período da noite. Essas abordagens são feitas diariamente, onde são ofertados cobertores e são ofertados os acolhimentos para aqueles que realmente querem e estão precisando neste momento difícil. É uma ação muito importante para essa parcela da população, sobretudo neste período que enfrentamos dias mais frios”, disse.
Ao aceitar a ida para um abrigo, o assistido passa a contar com um espaço onde pode realizar refeições, higiene pessoal e ter um local seguro para guardar seus pertences. Também são oferecidos atendimentos com profissionais, como assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, além de oficinas e cursos que auxiliam na independência e reinserção dos cidadãos na sociedade.
O município de Campos possui quatro abrigos para onde as pessoas em situação de rua são encaminhadas e atendidas, sendo eles: Manoel Cartucho, Casa de Passagem, Lar Cidadão e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) cofinanciada pela SDMHS.
Fonte: Prefeitura de Campos
Bom dia. Então, precisando de vcs mesmo para falar sobre isso: Meu nome é Hosana Barbosa, sou AOE do Liceu de Humanidades de Campos, e sou uma das diretoras do CCS / 8° ISP. Tem uma senhora que está dormindo e ficando em uma das escadarias do Liceu direto, ao relento. Ela tem variações mentais, às vzs grita, às vzs dorme, etccc. Estou buscando uma saída para ela, no caso vcs cairam como um luva para o problema social dela. Ontem mesmo conversei com o presidente do CCS sobre isso. Mas não havia chegado a conclusão de como fazer. Assim, é com vc. Ok? Estou à disposição para maiores explicações. Obg.