Prefeitura em Ação leva diversos serviços para moradores da Baixada Campista - Tribuna NF

Prefeitura em Ação leva diversos serviços para moradores da Baixada Campista

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Moradores de Baixa Grande e outras localidades da Baixada Campista foram contemplados neste sábado (26) com diversos serviços dos órgãos da Prefeitura, durante o Programa Prefeitura em Ação, realizado na Escola Municipal Santa Teresinha. Os trabalhos foram acompanhados de perto pelo Prefeito Wladimir Garotinho, secretários de diferentes pastas, vereadores e o deputado estadual Bruno Dauaire.

O Prefeito Wladimir anunciou, junto aos vereadores Juninho Virgílio, Álvaro Oliveira, Leon Gomes, Cassiano Tavares e Bruno Pezão, vários benefícios para moradores de Baixa Grande e localidades vizinhas, entre eles, a Faculdade da Baixada Campista e obras diversas.

“Temos boas notícias para os moradores de Baixa Grande e de toda Baixada Campista. Na quinta-feira (31) será iniciada a obra de construção da Creche Escola de Baixa Grande; em abril estaremos iniciando a licitação para obras de reforma e ampliação da Escola Santa Teresinha, que hoje tem 600 alunos, mas apresenta demanda reprimida e então vamos ampliar para que nenhuma criança fique sem vaga. Também vamos fazer a reforma e reestruturação da UBS de Baixa Grande, com a participação popular, graças ao Programa Amigo da Cidade”, anunciou o prefeito que, em seguida, assinou com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, a ordem de serviço para início dos trabalhos na Creche Escola.

SAÙDE

A Prefeitura levou à localidade, programas e projetos disponibilizados por meio do Departamento de Odontologia, Departamento de Enfermagem (DENF) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). E foram realizados mais de 100 testes de glicemia e aferição da pressão arterial. Nas residências, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) realizaram visitas para recolhimento de objetos inservíveis e orientaram quanto aos procedimentos para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya. No espaço da escola municipal foram expostos os serviços ofertados para a população por meio dos Programas Acolher para Sorrir, Clube do Dentinho Saudável e Portas Abertas. Os Agentes também realizaram pesquisa para localizar pessoas não vacinadas e outras com o calendário de vacina contra a Covid-19 incompleto. Em outra frente de trabalho, o Departamento de Odontologia distribuiu kits de higiene bucal para crianças e passou orientações de como fazer escovação correta, além de outros procedimentos, como por exemplo, quanto aos hábitos alimentares que causam danos aos dentes.

AGRICULTURA EM AÇÃO

Os agricultores familiares e pequenos produtores rurais também foram contemplados com serviços dos técnicos da Secretaria de Agricultura e Pesca. Todos os serviços do Programa Casa do Produtor foram ofertados, como os serviços para a obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) e Imposto Territorial Rural (ITR). Os produtores receberam apoio para expedição desses documentos e outros, como Cadastro Ambiental Rural (CAR), necessário para aquisição ao Programa Titula Brasil e regularização fundiária, fiscal e ambiental, imprescindíveis para obter titulação da terra.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Moradores foram atendidos nos pedidos de substituição de lâmpadas com problemas nas vias públicas. Os pontos de luz com defeito nos reatores ou com lâmpadas queimadas foram reparados. As luminárias com problemas foram substituídas por luminárias de led, dotadas de maior capacidade de lumens e menor consumo de energia.

EDUCAÇÃO

A Secretaria ofereceu diversos serviços durante mais uma edição do Programa Prefeitura em Ação neste sábado (26). O Programa Saúde na Escola (PSE) garantiu os serviços de educação alimentar e nutricional, triagem auditiva e uma abordagem com atividades lúdicas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para isso, estiveram presentes equipes de nutrição, fonoaudiologia e assistentes sociais do PSE. O Departamento de Animação Cultural, presente desde a primeira edição do Programa, fez a alegria da criançada mais uma vez, com serviços como pintura facial. Já o Departamento de Educação Física da Seduct disponibilizou cama elástica, mini basquete e futmesa para a meninada se divertir, enquanto seus pais recebiam diversos atendimentos.

SERVIÇO SOCIOASSISTENCIAL

Assistentes sociais e servidores administrativos da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social fizeram atendimento para atualização ou inserção em programas como o Mãe Coruja, recém criado pelo Prefeito Wladimir Garotinho, que contempla mães carentes com kit enxoval para o nascimento do bebê. Foram feitas atualizações cadastrais no Programa Auxilio Brasil e no Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Mais de 1.200 famílias da localidade já estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) desses programas do Governo Federal. Também foram realizados encaminhamentos para emissão de identidade, Carteira do Idoso, ID Jovem, Supera RJ, além de outros no âmbito do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Servidores da Fundação Municipal da Infância e Juventude forneceram orientações sobre como acessar as ações dos diversos Programas da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), como os cursos profissionalizantes. Os servidores ainda entregaram panfletos com anúncio dos programas e números telefônicos do Conselho Municipal de Promoção e Defesa do Direito da Criança e do Adolescente. Nas entrevistas com moradores, as assistentes sociais buscaram conhecer a realidade e problemas locais para a proposição de soluções efetivas, conforme as necessidades das crianças e adolescentes, levando-se em conta a realidade da comunidade onde estão inseridas.

OBRAS E INFRAESTRUTURA

Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura, assim como as secretarias dos serviços operacionais, atuaram durante a semana, antecedendo o Programa Prefeitura em Ação. Foram realizados reparos com a Operação Tapa Buracos, reforma da Praça da localidade e reforma do Abrigo de Passageiros.

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *