Prefeitura de SFI vai capacitar produtores rurais em parceria com o Ministério da Agricultura

A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vai capacitar os pequenos produtores rurais, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, para que possam se tornar fornecedores da merenda escolar da rede municipal de ensino. A decisão ocorreu durante reunião na sede do órgão federal, na cidade do Rio de Janeiro, na semana passada, quando também foi definida uma visita da superintendente do Mapa no Estado, Stella Romanos, a SFI, no mês de março.

“Além disso, vamos promover uma campanha publicitária conscientizando os pequenos produtores a estarem legalizados e aptos para o fornecimento de produtos destinados à merenda escolar. Durante o encontro, também iniciamos as conversas para assim que não houver mais riscos em relação à Covid-19, possamos realizar uma feira, em parceria com o Mapa”, revelou o secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Enaldo Barreto, que participou da reunião, juntamente com os secretários Jairo Batista (Governo) e Renato Cunha (Educação e Cultura).

O agrônomo Deivison Barbosa, do Serviço de Agricultura Familiar (SAF) da Superintendência Federal de Agricultura (SFA/RJ), falou sobre a importância da feira.

“O município pode entrar com a liberação de algum espaço amplo e aberto para o evento, cujo objetivo principal é permitir aos produtores rurais de SFI expor os seus produtos, possibilitando mais visibilidade e oportunidade de serem comercializados diretamente para o consumidor”, destacou Barbosa, que esteve presente junto com o chefe da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário-SFA/RJ, o agrônomo Celso Junger, e o assessor técnico do Gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento, Luiz Mário Concebida.

Já o secretário Renato reivindicou à superintendente do Mapa a liberação de um caminhão frigorífico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) destinado à merenda escolar.

A prefeita Francimara Barbosa Lemos comemorou a produtividade da agenda no Mapa. “A capacitação dos nossos produtores rurais é um compromisso que assumi com a categoria. A realização da feira será muito importante para o setor e também para os consumidores, que poderão adquirir produtos de qualidade e com um melhor preço. Já o caminhão frigorífico será uma grande conquista para a nossa Educação. Estamos prontos para recebermos a superintendente do Mapa e sua equipe para tratarmos de novas parcerias com o município dentro das nossas potencialidades”, destacou Francimara.

Ascom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: