Prefeitura de SFI inicia vacinação contra Covid-19 em novos polos

A prefeita de São Francisco de Itabapoana (SFI), Francimara Barbosa Lemos, acompanhou na manhã desta segunda-feira (29) o início dos trabalhos de novos polos de vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19). A medida visa facilitar o acesso da população ao imunizante, que atualmente é aplicado em moradores a partir de 75 anos.

No polo de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana, o primeiro vacinado foi Antônio Guimarães, de 84 anos, morador de Retiro. “Já tomei várias vacinas ao longo da vida e com essa quero viver mais. Que Deus abençoe todos nós”, afirmou durante a vacinação.

O neto de Antônio, Marcos Eduardo Guimarães, contou que o agendamento foi rápido e fácil. Ele relatou a “sensação gratificante” ao ver um parente receber a dose. “Com a vacina disponibilizada aqui, facilitou muito. Uma preocupação a menos”, relatou.

Já Luiz Rosa, de 75 anos, que foi um dos primeiros a chegar ao local, disse estar aliviado “Estou muito feliz”, disse.

A prefeita destacou que com os nove novos polos de imunização a vacina está mais próxima dos moradores. “Além de evitar o deslocamento, vamos acelerar todo o processo”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde, Sebastião Campista, também acompanhou. Ele explicou que o trabalho prossegue durante toda semana (confira a relação no final da matéria), até mesmo na sexta-feira (2), feriado nacional.

Durante a tarde, o vice-prefeito, Raliston Souza, acompanhou a vacinação no polo de ESF de Travessão de Barra. Ele pediu a população que compareça aos pontos de máscara e respeite o distanciamento social enquanto aguarda a vacinação.

A subsecretária municipal de Saúde, Thayna Rissa, recorda que o agendamento segue necessário. O morador deverá agendar previamente no polo mais próximo, apresentando documento original com foto, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Em caso de acamados, um parente pode agendar apresentando a documentação informada.

Além disso, o atendimento no Centro Municipal de Imunização (CMI) prossegue. O prédio funciona em anexo ao Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), na localidade de Ponto de Cacimbas. Também é preciso agendar. Neste caso, é através dos telefones (22) 99806-9771 ou 99779-6044, que funcionam de segunda a sexta-feira, entre 8h e 16h30.

Até o momento, 1.430 moradores foram vacinados com a primeira dose, enquanto que 374, com a segunda dose. Os dados são atualizados durante a semana através do vacinômetro, disponível no “site” da prefeitura.

Confira o cronograma da aplicação das doses:

– Segunda-feira: Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barra do Itabapoana e Travessão de Barra;

-Terça-feira: ESF de Bom Lugar e Praça João Pessoa;

– Quarta-feira: Clínica da Família Germano Barros Delgado, na área central;

– Quinta-feira: ESF de Guaxindiba e Gargaú;

– Sexta-feira: ESF de Imburi e Floresta.

AsCom SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *