24/05/2024
Região

Prefeitura de SFI e empresa Equinor debatem desenvolvimento sustentável

Representantes da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana se reuniram na última quinta-feira (6) com funcionários da Equinor, empresa global de energia, com sede na Noruega e operações em mais de 30 países. O encontro aconteceu na sala de reunião da sede da municipalidade.

A Equinor, juntamente com Repsol Sinopec e Petrobras, iniciou um projeto de exploração de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), chamado BM-C-33. A formalização da iniciativa aconteceu em maio e está em decisão final de investimento, que deve chegar a nove bilhões de dólares.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciana Soffiati, SFI está na área de influência do projeto, considerado um dos principais em execução neste setor no Brasil.

— A partir desta reunião e seguindo as orientações da prefeita Francimara Barbosa Lemos, estabelecemos um canal de comunicação com a empresa. Estamos atentos às oportunidades e aos impactos da chegada de novos projetos e, assim, buscamos maximizar as potencialidades e minimizar os possíveis efeitos negativos — informou.

Soffiati esclareceu que o licenciamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) estabelecerá uma série de condicionantes, como ações de controle e compensação ambientais
Também presente no encontro, o secretário municipal de Pesca, João da Ótica, informou que outras reuniões estão previstas para “estreitar o relacionamento da empresa com o governo municipal e com a comunidade”.

A reserva de GLP do BM-C-33 pode ultrapassar o equivalente a um bilhão de barris de óleo e significa 15% do total da demanda de gás natural brasileira.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *