Prefeitura de SFI dá apoio às aulas de inseminação artificial destinada a produtores

O vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, acompanhado dos secretários de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, e de Agricultura, Enaldo Barreto, participou, na manhã deste sábado (22), de uma aula de inseminação artificial, que aconteceu em um curral, na Fazenda Providência, na localidade de Sereno. Cerca de 10 alunos participaram.

A aula foi organizada pelos veterinários Rossine e Maurício Provette e contou com o apoio da prefeitura, através da Secretaria de Agricultura. Antecipando a aula prática, na sexta-feira (21), os alunos aprenderam a parte teórica, no espaço do Clube dos Laçadores, em Praça João Pessoa.

De acordo com o vice-prefeito, o órgão público estará unido ao produtor. “Antes existia uma lacuna muito grande entre o poder público e o produtor. Mas agora é tempo de estarmos unidos, mais próximos e a prefeita Francimara Barbosa Lemos quer estreitar laços e também dialogar com o pecuarista. Quando trabalhamos juntos, o município ganha e todos também se beneficiam”, ressaltou.

Confiante nos frutos do trabalho da Secretaria de Agricultura, Enaldo detalhou as ações que estão em curso. “Graças ao apoio da prefeita Francimara, estamos montando um plano de ação com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), através de uma parceria já efetivada. Também buscamos entendimento com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Essas ações têm o objetivo de beneficiar o produtor são franciscano.

Na ocasião, os veterinários agradeceram a aproximação e o apoio do Órgão Executivo e relatou que anos atrás, o curso de inseminação artificial era ministrado na UFRRJ, em Seropédica. De acordo com os médicos, o curso foi descontinuado em 1999. “Como percebemos o interesse de alguns produtores em aprender, montamos uma estrutura, sempre respeitando e protegendo os animais, mas precisávamos de apoio para prosseguir com a qualificação. Ficamos muito felizes com o auxílio que recebemos do poder público. Muito obrigado”, disse Rossine.

O secretário de Governo destacou a atuação dos membros do Órgão Executivo para incentivar o produtor da cidade. “A prefeita Francimara também está com um olhar voltado para a qualificação dos profissionais que trabalham diretamente com a área da agricultura. Através do apoio da prefeitura, o secretário Enaldo está bastante empenhado em trazer novos cursos profissionalizantes para o município, pois a pecuária tem alavancado e muito a economia em SFI e de todo o país”, disse Jairo.

Outras ações– Durante o encontro, Enaldo também relatou os avanços já alcançados. “A prefeitura não quer apenas fazer uma política assistencialista, mas sim estar presente em outras ações. Por isso que a Secretaria de Agricultura está se estruturando e, através do Espaço do Produtor, já finalizamos o terceiro curso para ajudar esses profissionais”, descreveu.

Na oportunidade, antes de encerrar a aula prática dos alunos, o secretário fez um convite aos participantes. “Nessa semana irá acontecer outro curso no Espaço do Produtor sobre “cerca elétrica”. É uma qualificação do Sindicato Rural de Campos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com certificado, que acontecerá em três dias e será ministrado pelo ex-secretário de Agricultura de Apiacá Rodrigo Mota. O curso é gratuito. Mais informações é só nos procurar na secretaria que fica localizada no Centro da cidade”, finalizou Enaldo.

AsCom-SFI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *