25/06/2024
Região

Prefeitura de SFI atua para garantir fornecimento de água em Buena depois de saída da INB

Após ser informada oficialmente da finalização das atividades das Indústrias Nucleares Brasileiras (INB) em Buena, a Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) atua para garantir o fornecimento de água para a localidade, que há cerca de 35 anos é de responsabilidade da empresa.

A articulação acontece através da Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (SeGov), onde aconteceu uma reunião na manhã desta sexta-feira (19) com representantes da concessionária Águas do Rio.

De acordo com o secretário da pasta, Jairo Batista, a prefeitura recebeu, em 13 de abril, ofício da INB sobre o encerramento das atividades em dezembro e a redução do quadro de empregados, o que, segundo a empresa, impedirá a continuidade do fornecimento de água para os moradores. A interrupção está programada para julho.

— Ainda em abril, nós oficiamos a Águas do Rio sobre todo o contexto para resguardar os direitos da população e impedir a interrupção dos serviços — informou, acrescentando que uma reunião com a gerente regional, Gabriela Negleidson, foi agendada para a próxima semana.

Para Batista, o encontro com supervisor operacional, Edilon Cardoso, e da agente, Kívia Gomes, foi muito produtivo. Eles informaram que mantém contato com os responsáveis pelo poço e a concessionária realizará avaliação da água. Além disso, após análise técnica, chegou-se a conclusão que a tubulação, que compreende um percurso de aproximadamente três quilômetros, não poderá ser aproveitada, sendo necessária a troca dos equipamentos.

— A intenção da Águas do Rio é alinhar com a INB a extensão do prazo de finalização das operações, para que haja tempo hábil para ajustar o fornecimento. A SeGov, seguindo orientação da prefeita Francimara Barbosa Lemos, acompanhará de perto todo esse processo — finalizou Jairo.

Ascom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *