Prefeitura de SFI acompanha início das operações da nova concessionária de saneamento básico

Acompanhado de secretários, assessores e vereadores, o vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Raliston Souza, participou do início das operações da empresa Águas do Rio, na manhã desta segunda-feira (1). A partir da data, a concessionária é a responsável pelos serviços de água no município. A concessão estadual também prevê a implantação de coleta e tratamento de esgoto, que está em fase de planejamento.

A comitiva municipal visitou a unidade de tratamento de Gargaú, onde foram apresentados os detalhes da dinâmica de funcionamento e o cronograma de trabalhos.

Raliston lembrou que, coordenada pela prefeita Francimara Barbosa Lemos, a municipalidade vem se reunindo com a concessionária para garantir que o melhor serviço seja prestado à população. “Através de parcerias e do estabelecimento de diálogo, estamos na expectativa de que, com toda a estrutura da nova concessionária, tenhamos uma importante melhora no abastecimento. Acompanharemos todo este processo de perto”, pontuou.

O diretor-executivo da Águas do Rio, José Carlos Almeida, detalhou novidades, como o aumento no número de clientes na tarifa social, que passará de 1% para 5% da população, no mínimo. Ele também afirmou que os valores cobrados não sofreram reajustes. Além disso, eventuais débitos com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) deverão ser negociadas com a antiga empresa.

“Estamos chegando para melhorar a vida das pessoas. Não tenham dúvidas disso. A partir de pedido da prefeita Francimara, daremos desconto de 50% e dividiremos a taxa de ligação de água”, pontuou. Ele acrescentou que já foram investidos R$ 300 mil para o monitoramento on-line da rede, conectada à central no Rio de Janeiro.

Os vereadores Alexandre Barrão e Mazinho de Caboclo e os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento, Florentino Cerqueira, e de Governo e Relações Institucionais, Jairo Batista, também participaram e solicitaram melhorias.

Estava prevista para esta segunda o início dos trabalhos para a extensão da rede de água para a rua Manoel de Lima Martins, na área central, mas a chuva adiou os trabalhos, que contemplarão cerca de 300 metros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *