Prefeitura de Campos vai vacinar 15 mil bovinos contra a Febre Aftosa - Tribuna NF

Prefeitura de Campos vai vacinar 15 mil bovinos contra a Febre Aftosa

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Está em andamento em Campos a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacina contra a Febre Aftosa. A Prefeitura fez aquisição de 15 mil doses e contratou vacinadores para imunizar, gratuitamente, 15 mil animais do rebanho bovino dos agricultores familiares donos de até 40 cabeças de gado. Outras duas vacinas contra as Cotridioses também são aplicadas.

Nesta quarta-feira (04), o subsecretário executivo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Alberto Mofatti, e o veterinário coordenador dos trabalhos dos vacinadores, Ramiro Élvio de Souza, estiveram acompanhando os trabalhos de vacinação na propriedade do agricultor João Carlos Velasco Maciel, no Núcleo 01 do Assentamento Zumbi dos Palmares.

AGRICULTOR DESTACA A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO – O agricultor familiar contemplado com as vacinas e a aplicação gratuita nos seus animais, João Carlos Velasco Maciel destacou a importância da doação e aplicação das vacinas para imunizar seu gado.

“Eu fui trabalhador de usina e fiquei desempregado. Quando o Incra fez o assentamento, eu vim para cá e estou aqui há mais de 15 anos e nesse tempo todo recebo apoio do pessoal da Secretaria de Agricultura. Eles têm boa vontade para orientar a gente como cuidar dos animais e todo ano eu recebo os vacinadores com as vacinas. Isso é muito bom porque garante a saúde dos animais e na hora de vender o leite, ou mesmo transportar o gado, a gente não tem problema com a documentação que sempre está em dia. Nota 10 para esse serviço da Prefeitura”, comemora João Carlos.

NESTA ETAPA SÃO VACINADOS ANIMAIS COM IDADE DE ATÉ 24 MESES – A primeira etapa da Campanha de Vacinação teve início nesta segunda-feira (02) e vai até o dia 31 de maio. Nesta etapa serão vacinados cerca de oito mil bovinos com idade de até 24 meses, ao contrário das campanhas anteriores, quando os animais dessa faixa etária eram vacinados na segunda etapa da vacina, no mês de novembro, conforme esclarece o subsecretário executivo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Alberto Mofatti.

“Os animais com idade acima dos 24 meses serão vacinados na segunda etapa da campanha, que será realizada no mês de novembro, conforme calendário definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Iniciamos nesta semana a primeira etapa com esses animais mais novos, e para isso estamos com equipes de vacinadores contratados pela secretaria e supervisionados por nossos veterinários em todo interior do município”, informa Mofatti.

“Ao mesmo tempo que vacinamos contra a Febre Aftosa, vacinamos também os bovinos contra as Clostridioses que evita, por exemplo, que o gado seja afetado pelo Carbúnculo Sintomático, Tétano, Botulismo, a Hepatite Necrótica e outras doenças que afetam os rebanhos bovinos, assegurando dessa forma a sanidade animal do rebanho dos pequenos produtores rurais cadastrados em todo interior de Campos”, enfatiza o subsecretário Alberto Mofatti.

Para obter informações sobre o Programa Vacinal e sobre a situação do Cadastro, o agricultor familiar pode obter informações por meio do contato celular número (22) 981265475.

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *