23/05/2024
Campos

Prefeitura de Campos realiza manutenção dos cisternões em diferentes bairros

A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria da Defesa Civil, em parceria com a concessionária dos serviços de saneamento básico, Águas do Paraíba, criou o Programa de Manutenção Permanente dos Cisternões, que são grandes reservatórios subterrâneos que impedem alagamento dos bairros.

No final de semana foi realizada limpeza do cisternão do Parque Santa Helena, em Guarus. Para retirar os detritos e lixo (lama, madeiras, papelões, plásticos, panos e terra) que entram pelos ralos e adentram pelas galerias de águas pluviais (águas das chuvas) e ficam acumulados dentro do reservatório, causando danos às bombas submersas, homens descem a uma profundidade de quatro metros por meio de uma gaiola hidráulica para realizar a limpeza.

Para remover os detritos de dentro do cisternão, os homens que fazem uso de equipamentos de proteção individual enchem um latão de 200 litros, que é içado por um caminhão Munck. O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wíiliam Cabral, informa que os cisternões ficaram sem manutenção nos últimos anos e, por isso, tem muito material acumulado em seus interiores.

“Os cisternões são profundos e muitos materiais são levados pelas águas das chuvas torrenciais que entram nos ralos das bocas de lobo e, ao adentrarem no reservatório, acabam causando entupimentos. É muito importante a Secretaria de Obras, Defesa Civil e a Águas do Paraíba proporcionarem um trabalho conjunto, que dá mais celeridade na operação de retirada de grande volume de materiais. Mantê-los limpos é sinônimo de certeza de bairros sem inundações”, observa Jorge Wílliam.

Subcom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *