22/05/2024
Campos

Prefeitura de Campos pretende adquirir 350 veículos para renovar frota de ônibus

A Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), aguarda resposta do governo federal referente ao pedido de renovação e ampliação da frota de ônibus para melhor atender a população. A solicitação foi feita ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio do programa Novo PAC Seleções, lançado em setembro de 2023, por meio do qual um dos compromissos assumidos pelo governo federal foi a liberação de recursos para ajudar as cidades na compra de ônibus, especialmente os elétricos. Antes do lançamento do Novo PAC, os próprios municípios respondiam pelo planejamento e gerenciamento do transporte, dificultando a substituição de veículos antigos.

Segundo o presidente do IMTT, Nelson Godá, a proposta enviada ao Ministério do Desenvolvimento Regional prevê a aquisição de 350 veículos pelo município. “São veículos novos, modernos, climatizados, com Wi-Fi e acessibilidade, incluindo os veículos elétricos, com a diminuição da emissão de gases. Queremos diminuir os intervalos entre os ônibus e atender a localidades que hoje têm carência no transporte”, disse.

Ele afirmou, também, que a proposta ainda está em estudo pelo Ministério e que as vans também serão substituídas por micro-ônibus. “A previsão do Ministério é a de que, até o primeiro semestre deste ano, o projeto já tenha sido avaliado e autorizado. Foi a própria Prefeitura que fez essa solicitação para melhorar a frota”.

Em relação aos ônibus que circulam atualmente no município, Godá disse que os veículos que ainda têm vida útil continuarão dando suporte, enquanto os outros serão retirados de circulação e substituídos pelos novos. “A gente está fazendo todos os estudos, inclusive, para criar corredores de transporte rápido, que serão atendidos pelos ônibus elétricos. Alguns municípios do Brasil já implantaram esse sistema, como São José dos Campos e Salvador, e a mesma experiência adotada lá, será implantada aqui”.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *