Prefeitura de Campos lança transporte público exclusivo para mulheres - Tribuna NF

Prefeitura de Campos lança transporte público exclusivo para mulheres

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura de Campos, por meio da Subsecretaria de Políticas para Mulheres e o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), lançou na tarde desta sexta-feira (20), no Terminal Luiz Carlos Prestes, no Centro, o Ônibus Municipal Feminino, mais conhecido como Ônibus Lilás. O veículo garante transporte exclusivo para mulheres de todas as idades, pessoas que identifiquem no gênero feminino e crianças de até 10 anos acompanhadas de pessoas do gênero feminino.

Neste primeiro momento, considerado fase experimental, o Ônibus Lilás estará operando na linha Centro-Penha, nos itinerários das 15h às 19h. O projeto será ampliado para novas linhas. No domingo (22) terá itinerário para a Praia do Farol de São Tomé.

E as mulheres que aguardavam pelo transporte no terminal gostaram da novidade. “Assim teremos mais segurança e não estaremos correndo riscos de sermos importunadas, sem falar que neste calor que está fazendo, será uma maravilha ser transportada por um ônibus com ar condicionado”, disse a funcionária pública Hebe de Oliveira.

A estudante Isabela de Souza Vasconcelos também aprovou o projeto. “Infelizmente todos os dias no Brasil muitas mulheres são vítimas de assédio sexual dentro dos coletivos, e quando encontramos um ônibus que irá nos transportar sem preocupações de sermos importunadas, isso é muito bom, pois esta é uma garantia em que nós mulheres estamos sendo resguardadas”, ressaltou.

Os cargos de cobrador e motorista serão exercidos por profissionais femininas, como a motorista Cristina Menezes de Oliveira. “É muito bom quando somos beneficiadas por um projeto de tamanha importância como este. É um grande avanço para nós mulheres de Campos”, comentou.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Galvão e Instituto Locomotiva, com apoio da Uber, sobre violência contra a mulher no transporte, apontam que 97% das mulheres disseram já ter sido vítimas de assédio em meios de transporte. “Um dado alarmante e temos que enfrentar com implantação de equipamentos que resguardem estas mulheres. Por isso pensamos em um projeto que deu certo em outras cidades do país, e tenho certeza que vai dá certo em Campos”, comentou a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.

O presidente do IMTT, Nelson Godá, explicou que o Ônibus Lilás é uma ampliação da frota do Consórcio União. “O Consórcio União não substituiu um ônibus com outro. Outros dois veículos do mesmo consórcio serão destinados para o projeto, ampliando ainda mais o atendimento ao público alvo. E esta expansão da frota se deu em função das ações da Prefeitura de fortalecimento do sistema de transporte público, por meio do Programa do Subsídio de Óleo e o auxílio recebido pelo Governo Federal para custeio das gratuidades acima de 65 anos”, ressaltou Nelson, informando que o Ônibus Lilás tem capacidade para 44 pessoas sentadas e 28 em pé.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *