Prefeitura de Campos e Ministério da Agricultura alinhados em prol do setor agropecuário - Tribuna NF

Prefeitura de Campos e Ministério da Agricultura alinhados em prol do setor agropecuário

O prefeito Wladimir Garotinho recebeu, na tarde desta quarta-feira (05), o novo superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Aguinaldo Pinto da Silva, órgão vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. O encontro teve como finalidade discutir importantes projetos voltados para o setor agropecuário do município. O prefeito aproveitou a ocasião e reivindicou a instalação de uma unidade provisória do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para realizar força tarefa e sanar demandas fundiárias de Campos e Região Norte Fluminense.

“A regularização fundiária vai permitir que mais de mil pequenos produtores rurais e agricultores familiares dos assentamentos do próprio Incra, após regularizarem suas terras junto ao Instituto e ao Ministério, possam vender para o Programa Merenda Escolar e exportar para outros estados. O município tem verba de R$ 1,3 milhão para comprar a Merenda Escolar da Agricultura Familiar, mas infelizmente a maior parte desses recursos acaba indo para outras cidades porque a maioria dos profissionais da nossa região precisa de apoio do Incra e do Ministério para fazer a regularização fundiária”, justificou Wladimir.

O superintendente de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Aguinaldo Pinto da Silva, classificou a vinda a Campos como produtiva.

“Viemos conhecer o prefeito de Campos e as demandas da região. A cidade merecer atenção do Incra porque abriga no município mais de 60% dos assentamentos e temos pré assentamentos que vamos trabalhar com os devidos levantamentos. A conversa com o prefeito, com o coordenador da Unidade Técnica do MDA em Campos e com os secretários de Agricultura de Campos e de São Francisco de Itabapoana foi muito importante para conhecimento da realidade dessa região que é importante para a produção de alimentos no Estado do Rio. Ficou acordado que oportunamente vamos realizar um Fórum Integrado de adoção de medidas do Incra e do MDA com as Prefeituras, com o Ministério Público, com a Defensoria Pública e com os Cartórios visando regularizar a questão fundiária das propriedades para que os agricultores e pequenos produtores possam atender a Merenda Escolar e até mesmo exportar seus produtos”, concluiu.

Além do superintendente Aguinaldo Pinto e equipe, o prefeito se reuniu com o coordenador administrativo do órgão no Estado, Antônio Carlos Correa; o coordenador regional da Unidade Técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Carlos Roberto Faria; o secretário de Agricultura de Campos, Almy Junior; o subsecretário, Alberto Mofati; e o secretário de Agricultura de São Francisco, Enaldo Vieira Barreto. Ao final do encontro, o prefeito propôs uma reunião dessas autoridades com os secretários de Agricultura dos 20 municípios do Norte e Noroeste para alinhar as ações em uma grande força tarefa em parceria com o Incra e o Ministério da Agricultura e Pecuária para o avanço no desenvolvimento da agricultura, pecuária e pesca.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *