Prefeitura de Campos avança com obras do Programa Bairro Legal do Parque Esplanada

As obras de infraestrutura e urbanismo na retomada do Programa Bairro Legal no Parque Esplanada prosseguem a todo vapor. No momento, máquinas pesadas trabalham na escavação das ruas e travessas para construção da rede de drenagem pluvial (água das chuvas), bem como na construção de base e sub-base para a pavimentação das pistas e construção de calçadas

Ao todo, o Bairro Legal vai urbanizar com infraestrutura de saneamento e urbanização nove ruas e três travessas que ficaram faltando concluir em 2016, quando as obras do Bairro Legal contemplaram a maior parte das vias do Parque Esplanada.

Para dar celeridade às obras, foram gerados mais de 20 empregos diretos e indiretos, além da frota de máquinas pesadas e caminhões. São empregadas retroescavadeiras, máquina embarcadeira e rolo compressor que nivela e compacta a pavimentação.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral detalha o andamento da obra. “Após fazer o serviço de terraplanagem nas ruas, fazer a escavação para construção da rede de coleta de esgoto e água pluvial, é feita a cobertura das redes com areia. Na sequência, é feita a base e sub-base, fazendo a aplicação de bica corrida (mistura pó de pedra e brita) para dar estabilidade ao solo e evitar que ocorram pontos de afundamento na pista”, informa Jorge Wílliam.

A maior parte das ruas recebe pavimentação em paralelos intertravados, que resulta nas pistas com conceito ecológico porque permite permeabilizar a água da chuva. Nas ocasiões de estiagem prolongada e dias de calor intenso, essa água do solo contribui para equilibrar o clima a temperatura ambiente com o fenômeno da evapotranspiração que libera oxigênio que literalmente sai da pista e, a grosso modo, ameniza a sensação de calor.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.