Prefeitura de Campos abre mais 700 vagas para exames de colonoscopia - Tribuna NF

Prefeitura de Campos abre mais 700 vagas para exames de colonoscopia

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), continua oferecendo exames de colonoscopia para zerar a fila de espera existente por esse procedimento. As intervenções estão sendo feitas dentro da campanha Março Azul-Marinho, que é o mês em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Para o mês de abril, mais 700 vagas já estão disponíveis para agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Segundo a diretora de Auditoria, Controle e Avaliação (DACA), Bruna Araújo, as vagas disponibilizadas para março foram preenchidas em tempo recorde. Os procedimentos estão sendo feitos no Hospital Ferreira Machado (HFM) e em duas unidades que fazem parte da Rede Campos de Saúde Pública: Santa Casa de Misericórdia e Hospital Escola Álvaro Alvim (HEAA).

“O paciente, ao procurar a UBS, em posse do pedido médico, terá o seu agendamento feito e, posteriormente, deverá comparecer à unidade onde será realizado o procedimento para que possa entender quais são os critérios para a realização do exame. Em caso de desmarcação, ele deverá comparecer a uma UBS e pedir a remarcação. Caso não faça isso, perderá a chance de realização do exame e não poderá solicitar novamente”, esclareceu a diretora, informando que aquele paciente que não tinha uma solicitação no sistema, após ser atendido, poderá procurar uma UBS próxima de sua casa, para que também seja inserido na fila de regulação e, tão logo, o exame agendado.

CÂNCER COLORRETAL – O carcinoma origina-se no intestino grosso, também chamado de cólon, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus. O diagnóstico precoce facilita o tratamento, por isso, pessoas, acima de 50 anos, ou a partir dos 45 (em caso de histórico familiar, sobretudo irmão ou irmã), como é recomendado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, devem ficar atentas as evidências dos sinais que podem ser de alerta, como sangramento anal, fezes com sangue ou de coloração escura, alterações no sistema gastrointestinal e perda de peso sem razão aparente.

Em Campos, nos últimos três anos, foram registrados 899 casos de carcinoma colorretal. Exames de colonoscopia realizados no ano passado foram 2.701. Já em 2021, o município realizou 1.869 procedimentos.

A colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante à da endoscopia e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. É indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *