28/05/2024
Campos

Prefeitura avança com obras do Calçadão do Jardim Carioca

Homens e máquinas avançam com os trabalhos de construção do Calçadão às margens da Avenida Professora Carmem Carneiro, do Jardim Carioca, na região de Guarus. As máquinas pesadas já realizaram o serviço de terraplanagem e a construção da base e, agora, na última etapa da obra, é feita a aplicação dos bloquetes intertravados que são assentados na base por máquina espalhadora de bloquetes, que é de pequeno porte. O Calçadão vai proporcionar ao bairro um novo Espaço de Convivência com postes ornamentais de iluminação em led e arborização.

No Espaço de Convivência as crianças vão poder brincar no parquinho instalado pela Prefeitura e os adultos vão poder usufruir do espaço para a realização de pequenos eventos comunitários do bairro, como Feira de Artesanato e interação social entre vizinhos, amigos e familiares.

O Calçadão está em construção sob o antigo leito da ferrovia desativada, que ligava Campos a Vitória, no trecho marginal à Avenida Professora Carmem Carneiro, entre a Rua Coronel Walter Kramer e a Rua Souza Mota (Rua de acesso ao Campi-Guarus, do IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense).

Além do Calçadão do Jardim Carioca, que é o sexto em construção, a Prefeitura já construiu e entregou outros cinco Calçadões e está construindo o sétimo no bairro Novo Eldorado. O primeiro entregue aos moradores foi no distrito de Travessão; o segundo foi no bairro Santa Clara, com 750 metros de extensão; o terceiro foi na comunidade da Baleeira, no Parque São Clemente; o quarto foi o maior Calçadão do Estado do Rio, com 2.500 metros de extensão, desde o Parque São Clemente, passando pelo bairro da Pecuária e Santa Terezinha, se estendendo até ao bairro de Nova Brasília. O quinto Calçadão construído na atual gestão foi na localidade de Santa Cruz.

O Secretário de Obras e Infraestrutura, Fábio Ribeiro acrescenta que na fase final da obra, antes do assentamento dos intertravados, é feita a instalação elétrica subterrânea.

“Ao longo da pavimentação do Calçadão, assim que é concluída a construção da base é feito o assentamento dos conduítes (que são tubos corrugados) para a passagem dos fios) e, assim que for concluído o assentamento dos bloquetes os fios ficam preservados em pequenas caixas de passagem dos fios para serem ligados nos postes ornamentais que sustentam as luminárias em led. O Calçadão fica situado na margem da Avenida que tem boa iluminação, e embora o sistema de iluminação da via seja de boa qualidade, o sistema de iluminação no Espaço de Convivência com postes ornamentais visa embelezar o espaço e aumentar a sensação de segurança”, observa Fábio Ribeiro.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *