16/06/2024
Campos

Prefeito Wladimir solicita e Estado reforça limpeza de canais com máquinas retroescavadeiras

Solicitação de reforço na limpeza dos canais de Campos para minimizar os impactos das chuvas dos últimos 15 dias, feita pelo prefeito Wladimir Garotinho, nesta terça-feira (6), ao Governo do Estado, foi atendida e, já nesta quarta (7), duas máquinas Long Reach estão posicionadas em pontos estratégicos da Baixada Campista. A solicitação, feita durante reunião do prefeito com o governador Cláudio Castro, foi encaminhada pelo vice-governador eleito, Thiago Pampolha, ao presidente do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), Philipe Campello, que liberou as máquinas do programa estadual Limpa Rio. As Long Reach vão reforçar o trabalho que o governo municipal, por meio da parceria das Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e de Defesa Civil, com a Associação Fluminense dos Plantadores de Cana (Asflucan), vem realizando desde o ano passado.

“A operação das máquinas ficou a cargo da Asflucan e do Sindicato Rural de Campos, sob a supervisão da Secretaria de Agricultura. Elas já chegaram a Campos e uma Long Reach vai trabalhar na limpeza e desobstrução do Canal São Bento, em Santo Amaro, e a outra na Ponte do Gote, no Canal Flechas, na localidade de São Martinho. Será um grande reforço nessa parceria que já vem fazendo grande diferença em épocas de chuvas e cheias de rios e lagoas em Campos”, contou o secretário de Agricultura, Almy Júnior.

O secretário informou, ainda, que, nesta terça, com a Long Reach da Asflucan e o auxílio de três barqueiros, foram removidas as vegetações que estavam retidas junto às comportas do Terminal Pesqueiro, em Farol de São Tomé. “Com a vegetação, as comportas estavam sem operação de drenagem da água do Canal Laranjeiras. Deixamos o terminal, que tem oito comportas, com quatro comportas abertas, suficiente para a drenagem e quantidade que não puxa muita vegetação para o local. No Canal das Flechas, onde também já atuamos, está com seis comportas abertas e amanhã vamos abrir a sétima”, disse Almy.

Do Terminal Pesqueiro e retornaram com a limpeza do Canal de Tocos, um dos principais para a drenagem das águas de chuvas da área urbana de Campos. A limpeza foi feita em todo o canal, desde o início, na altura da Estrada do Carvão, na adução do Campos-Macaé.

Também na terça-feira, sobre uma balsa, uma máquina de Asflucan começou a trabalhar no Canal Macaco A, que auxilia na drenagem da água do rio Ururaí para a Lagoa Feia. Um barqueiro atua no local, levando o cabo de aço para prender a vegetação ou lixo acumulado a ser retirado das águas onde o braço da máquina não alcança.

“É uma parceria importante e é preciso destacar a ação efetiva do prefeito Wladimir em colocar as secretarias para atuar preventivamente para minimizar os danos e impactos das chuvas dos últimos dias. As máquinas vão nos ajudar a ampliar o trabalho que o município vem realizando em parceria com a Asflucan e gostaríamos de agradecer ao vice-governador eleito, que atendeu nossa solicitação e, em menos de 24 horas, enviou os equipamentos que vão garantir mais segurança para nossa cidade e para nossos agricultores”, concluiu Almy.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *