Prefeito Wladimir Garotinho anuncia três novos programas na área social

O prefeito Wladimir Garotinho anunciou na noite desta segunda-feira (27), durante o Seminário “Campos com Você”, da Prefeitura de Campos, três novos programas na área social: o Mãe Coruja; Acolhe Campos e Cartão Goitacá, visando atender famílias em situação de vulnerabilidade social, principalmente, em decorrência das consequências econômicas da pandemia da Covid-19. Os programas serão administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. O evento, entre outras lideranças, contou com a presença do vice-prefeito Frederico Paes; do deputado estadual Bruno Dauaire; da deputada federal Clarissa Garotinho; e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Fábio Ribeiro.

O Programa Mãe Coruja vai oferecer 200 enxovais para recém-nascidos, filhos de mães em situação de vulnerabilidade; e o Acolhe Campos vai propor às concessionárias de serviços públicos que destinem até 5% de suas vagas de emprego a pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da secretaria. O terceiro é o Cartão Goitacá, programa de transferência de renda, no valor de R$ 200, a famílias em situação de extrema pobreza e pobreza, cuja renda per capita é de R$ 178. A previsão é atender 2.500 famílias em janeiro de 2022, seguindo critérios técnicos da equipe de assistentes sociais. Até o final do ano, a meta é alcançar 5 mil pessoas em dezembro do mesmo ano.

Ao lado da primeira-dama Tassiana Oliveira, o prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância do encontro. “O governo é como uma engrenagem. Existem várias secretarias e centenas de pessoas trabalhando para garantir dignidade à população. Esses seminários permitem a troca de experiências e um entrosamento maior entre os nossos diversos setores. Eu me orgulho de dizer que sou de um grupo político que faz pelo povo”, destacou.

“Wladimir está fazendo uma gestão exemplar, aprovada pela grande maioria da população. Isso é resultado de um trabalho sério, um trabalho de equipe. Esses novos projetos anunciados no seminário demonstram uma atenção especial pela área social, para atender justamente às pessoas em situação de vulnerabilidade, que mais necessitam de apoio”, pontuou a deputada Clarissa Garotinho.

A solenidade foi aberta pela banda APAExonei, formada pelos assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), uma das entidades assistidas pela prefeitura.

Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Humano, Rodrigo Carvalho, apresentou dados sobre o crescimento da assistência, de janeiro a agosto deste ano, no município, comparado ao mesmo período do ano passado. Desde o início de 2020, a situação vem se agravando em virtude da pandemia da Covid-19. Em 2021, houve um aumento de 39% em atendimentos sociais se comparado ao mesmo período do ano passado. Na distribuição de cestas básicas, o aumento foi de 220% e mais de 200 mil refeições gratuitas foram distribuídas no Restaurante do Povo.

No Centro Pop, equipamento que atende população em situação de rua, o aumento da assistência foi de 41% e atendimento a 700 pessoas com deficiência. Também foram criados novos equipamentos neste período como a Policlínica da Terceira Idade, com mais de 14 especialidades médicas, além de outros atendimentos socioassistenciais, odontológico e de reabilitação. Na semana, foi inaugurado o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), equipamento especializado de enfrentamento à violência contra a mulher.

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social também foram apresentados por Aline Giovannini, diretora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Fernanda Cordeiro, gerente da Vigilância Sociaassistencial.

Compondo a mesa, estavam ainda o secretário da Casa Civil, Suledil Bernardino; os subsecretários de Desenvolvimento Humano e Social, Mariana Silva e Henrique Oliveira; o subsecretário de Direitos Humanos e Igualdade Racial, Gilberto Firmino; a subsecretária de Promoção Social e Pessoa Idosa, Rosilani Tavares; e a subsecretária de Políticas para Mulheres, Josiane Viana.

Participaram ainda do Seminário “Campos com Você”, os vereadores Álvaro Oliveira, Bruno Pezão, Leon Gomes, Diego Dias, Silvinho Martins e Marcione da Farmácia.

Subcom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *