17/06/2024
Campos

Prefeito Wladimir entrega chromebooks e anuncia construção de novas unidades escolares

Em comemoração ao Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, e ao Dia do Servidor Público, dia 28 deste mês, o prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado do secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, deu início, nesta terça-feira (04), à entrega dos chromebooks aos gestores das escolas e creches municipais. Ele também anunciou que autorizou a ampliação de 27 unidades escolares, no modelo de construção modular, e a construção de mais 5 unidades no mesmo modelo.

O evento aconteceu no Teatro Municipal Trianon e contou com a participação da banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct); da subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; e da subsecretária de Educação, Rita Abreu.

“Após os vários investimentos em materiais pedagógicos, obras nas unidades escolares, laboratórios, descongelamento do Plano de Cargos e Salários, entre outras medidas, vamos partir para um momento de expansão na Rede. Agora vamos dar início à ampliação de 27 unidades, aumentando a capacidade de atendimento, todas no modelo de construção modular. Fora as que estão em licitação no modelo tradicional, com tijolo e cimento. Iremos, ainda, construir mais 5 novas unidades, também por meio de construção modular”, informou o prefeito.

Foram sorteados 55 chromebooks aos gestores presentes e o restante será entregue para os demais diretores, diretores adjuntos, professores estatutários regentes e pedagogos. A última categoria a ser contemplada será a de auxiliares de secretaria. Os grupos serão chamados de forma progressiva, por região educacional, à sede da Seduct para a retirada dos equipamentos.

De acordo com Marcelo Feres, das 27 unidades previstas para ampliação, 20 serão creches e 7 escolas. E das 5 novas unidades a serem construídas, serão 3 creches e 2 escolas. Ele afirmou que o objetivo desses investimentos é melhorar a qualidade do ensino em Campos e romper a barreira da aprendizagem, o que vai refletir diretamente nos Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Ele relembrou a trajetória da Educação nos últimos anos.

“Se olharmos pelo retrovisor, vamos ver o quanto a Educação já mudou. Hoje é o dia de celebrarmos. Não tem nada que impeça Campos de fazer parte do grupo de 10 melhores Idebs do Estado do Rio de Janeiro. E isso é feito através de passos e com a prioridade que o prefeito Wladimir Garotinho tem dado à Educação. Começamos pela dimensão que chamo de zeladoria, que é a reforma das escolas, já temos mais de 50 unidades reformadas. Em seguida, trabalhamos pela valorização de gestores, professores e alunos. Não há atalho na melhoria da Educação, há jornadas. Hoje, temos orgulho de nossa Rede Municipal. O clima é outro e é esse clima que vamos levar para nossa avaliação do Saeb”, pontuou o secretário.

Marcelo acrescentou que a secretaria segue com o processo de informatização e inclusão digital da rede municipal de ensino, por meio do qual aproximadamente 6 mil tabletes foram entregues aos alunos. Além disso, todas as escolas e creches vão receber novos computadores. Durante o evento, foi realizada também uma demonstração do novo Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) Módulo Educacional, implantado no mês passado.

Ainda foram mostradas as perspectivas para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no final deste mês; Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 18 a 20 de outubro no Jardim São Benedito; e a capacitação técnica regional do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e as Políticas de Transporte Escolar, nos dias 16 e 17 deste mês, no Trianon e na sede da Prefeitura.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *