16/06/2024
Política

Prefeito Wladimir e vice Frederico Paes participam da posse da nova reitora da Uenf

O Prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira dama, Tassiana Oliveira, e do Vice-Prefeito Frederico Paes, prestigiaram a cerimônia de posse da Magnífica Reitora, Rosana Rodrigues, e do Vice-reitor, Fabio Lopes Olivares, para o quadriênio 2024/2027 na administração da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O evento, realizado na tarde e noite desta terça-feira (14), no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, reuniu autoridades civis, militares, de entidades da sociedade civil, do meio acadêmico e autoridades do Poder Executivo de Campos e cidades de abrangência da Uenf, como São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidélis, Macaé, Quissamã e de municípios vizinhos.

Antes do início da solenidade, o Prefeito Wladimir Garotinho, o Vice-Prefeito, Frederico Paes e as respectivas esposas, foram convidados a cumprimentar a professora Rosana Rodrigues ainda no camarim, no subsolo do Centro de Convenções. Wladimir e Frederico cumprimentaram o atual reitor Raul Palácios pelas parcerias firmadas e parabenizaram a professora Rosana pelo protagonismo de ser a primeira mulher reitora na Uenf nos 30 anos de existência da instituição. Teceram votos de profícua gestão e se colocaram à disposição para novas parcerias, além das já firmadas em diversas áreas, como na área da agricultura, pecuária, social, educação, dentre outras. Na oportunidade, a reitora destacou a importância da parceria da universidade com a prefeitura, para o desenvolvimento de Campos.

Wladimir afirmou que pretende manter e ampliar as parcerias que a Prefeitura tem firmado com a Uenf, para promover o desenvolvimento de Campos e da região, de forma integrada.

“A Uenf reúne pesquisadores, professores e profissionais de apoio competentes, altamente qualificados para formar profissionais igualmente capacitados para contribuir que Campos e municípios da região avancem no desenvolvimento econômico e social. Temos pessoas da Uenf aplicando conhecimento no Governo, a exemplo do professor Almy Junior, que convidei e é o Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca. Nossa região passa por um importante processo de desenvolvimento, com aplicação da inovação no mais amplo expectro do conhecimento para a qualificação. Por isso, na nossa gestão, já firmamos e mantemos e vamos prosseguir com novas parcerias com o propósito de dar celeridade ao desenvolvimento de Campos e da região. Temos convênios importantes na área da educação, na área da agricultura, da pecuária, da cultura e, a propósito, vamos unir esforços para que o projeto de recuperação do Solar dos Jesuítas que abriga o Arquivo Público Municipal seja posto em andamento o mais breve possível”, pontua o Prefeito Wladimir Garotinho.

O Vice-Prefeito Frederico Paes fez considerações sobre a importância da gestão acadêmica com comprometimento na difusão do conhecimento para promover o desenvolvimento.

“Estamos aqui para cumprimentar a professora Rosana Rodrigues e o professor Fábio Lopes Olivares, que vão assumir a reitoria a partir de janeiro, com votos de uma gestão profícua, capaz de vencer os desafios que os novos tempos impõem aos gestores públicos. Que a Uenf continue em destaque entre as universidades públicas. Nossa presença aqui representa que eu e o Prefeito Wladimir colocamos nossos préstimos à disposição da reitoria e, como representantes do Executivo, nossa presença significa que a Prefeitura está ao lado da Uenf para unir esforços entre o governo municipal, a Uenf e demais entidades da comunidade acadêmica para aplicar o conhecimento em prol da sociedade”, pontou Frederico Paes.

Além do Prefeito Wladimir e do Vice-Prefeito, Frederico Paes, dirigentes de entidades da sociedade civil e outras autoridades do Governo Municipal foram convidados a gravar depoimentos que ficarão registrados na Uenf, sobre a importância da instituição de ensino superior e pesquisas, no contexto da difusão do conhecimento para o desenvolvimento.

Participaram o deputado federal Lindberg Farias; deputada estadual Carla Machado; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mauro Silva; o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres; a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Maria Auxiliadora Freitas; o Secretário de Agricultura, Almy Junior (ex-reitor da Uenf); o Presidente da CDL, Edvar Freitas Junior; o Presidente da Firjan Norte, Francisco Roberto Siqueira; o Presidente da Faperj, Antônio Silva Neto; o Presidente da Fundenor, Eraldo Bacelar; o Presidente do Cecierj, Gerson Oliveira; o Diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Luiz Clovis Soares; e a Diretora da UFF/Campos, Ana Costa, entre outras autoridades.

Secom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *