Prefeito Rafael Diniz decreta lockdown a partir de segunda-feira (18)

Diante do crescente número de casos de coronavírus em Campos – somente nesta semana são mais de 130 novos casos e sete óbitos confirmados pela doença -, a Prefeitura de Campos vai endurecer as medidas de isolamento social. O prefeito Rafael Diniz anunciou na noite desta sexta-feira (15), conforme alertado no último Decreto, o lockdown no município a partir da próxima segunda-feira (18) até 24 de maio. Neste sábado (16), será publicado novo decreto com as regras gerais do lockdown.

Estarão funcionando apenas serviços médicos de emergência, alimentação, farmácia, veterinário e telecomunicações. A recomendação das autoridades é que o deslocamento ocorra somente em caso de extrema necessidade. A partir das 22h, só será permitida circulação nas ruas de profissionais da saúde, assistência social e segurança em trabalho ou dos demais cidadãos em caso de emergência em saúde.

– Estivemos reunidos hoje, sexta, com representantes das forças de segurança para alinhar as ações que vão garantir o cumprimento dessas medidas. Essa é uma das últimas medidas a serem adotadas, não há outra alternativa. Pessoas estão sendo infectadas, o vírus circula em áreas mais distantes do centro urbano. Nesta semana o número de casos teve um aumento considerável, perdemos vidas e os leitos da rede públicas já estão ocupados em quase sua capacidade máxima. É preciso que todos entendam e colaborem neste momento. Quem puder, fique em casa – destacou o prefeito Rafael Diniz.

Desde o último dia 28 de abril, Campos conta com a plataforma digital “Fique bem, fique em casa” que auxilia no monitoramento do isolamento social da população. O município tem um dos piores índices de isolamento social no interior do estado: de 40% a 45%. O maior índice foi de 50% registrado no dia 3 de maio.

– O ideal é que atingíssemos 70% de isolamento social, com circulação apenas de trabalhadores de serviços essenciais. Com o lockdown, o objetivo é 80%. Essa medida é inevitável do ponto de vista técnico. O quadro que vem se desenhando e, principalmente, nesta semana nos leva a essa decisão. Do contrário, caminharemos para o caos – frisou a diretora da Vigilância em Saúde de Campos, Andréya Moreira.

Para a garantia do lockdown, haverá 20 barreiras em pontos estratégicos do município e ainda bloqueio de cruzamentos de acesso a áreas de grande circulação do município.

Reunião – Todas as medidas foram apresentadas aos órgãos fiscalizadores e de segurança. Participaram da reunião nesta sexta-feira (15), na sede da Prefeitura, representantes da Polícia Militar, Exército, Guarda Municipal, Polícia Civil, Procon/Campos, Secretaria Municipal de Segurança Pública, IMTT, Postura e, por videoconferência, o Ministério Público Estadual.

Ascom*

One thought on “Prefeito Rafael Diniz decreta lockdown a partir de segunda-feira (18)

  • 15/05/2020 em 19:15
    Permalink

    To fe saco cheio com esses prefeitos e governadores. Aproveitando da pandemia pra roubar mais dinheiro. Um absurdo esse hospital de campanha.60.000.000,00.nao tem nada alem da tenda.esse dinheiro do estafo poderia ser investido nos hospitais de campos. Maa nao vao pro bolso desses políticos vagabundos.o povo tem que ir pras ruas e da um basta .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *