Prefeito de Campos lança programa municipal de apoio a empresas na área de inovação

Desenvolver a tecnologia em Campos, gerar emprego e exportar inovação. Essas são as propostas do “Programa Municipal de Apoio a Startups” lançado pelo prefeito Rafael Diniz nesta sexta-feira (1º), na Uenf. Para a criação do Programa, um termo de cooperação técnica foi assinado entre Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Superintendência de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Incubadora de Empresas (Tec Campos). A iniciativa visa ao crescimento de novos negócios de tecnologia e inovação no município através do processo de incubação de empresas, difusão da cultura empreendedora e transformação de resultados de pesquisa em potenciais negócios. Acesse AQUI o edital.

Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Rafael Diniz enfatizou a criação do Programa e destacou a importância de alternativas que possibilitem a diversificação da economia.

— Vivemos um momento de escassez. Melhoramos a arrecadação Municipal, mas não o suficiente para cobrir a dependência de royalties. Esse é um momento revolucionário e muito importante. Temos mentes capacitadas para produzir e podemos fazer da nossa cidade um “Vale do Silício” sem recurso do Tesouro, sem dinheiro dos royalties. Esse é um investimento de recurso recuperado pelo Fundecam e vai beneficiar não só os jovens empreendedores, mas todo o município de Campos com projetos que apontam soluções para a cidade. Estaremos produzindo recursos que serão gerados aqui. Esse é um caminho transformador — destacou Rafael Diniz.

De acordo com o superintendente do Fundecam, Rodrigo Lira, a recuperação de recursos vem possibilitando parcerias importantes e criação de linhas de financiamento em diversas áreas. “Buscamos parcerias para reinventar o Fundecam através de economias alternativas. O que vemos atualmente é que grande parte dos alunos se forma e sai da cidade. O que estamos fazendo é apoiar empreendedores que vão ficar em Campos, gerar emprego, pagar impostos e exportar inovação”, frisou.

O lançamento do Programa também contou com a presença do reitor do Instituto Federal Fluminense, Jefferson Manhães; do professor da Uenf Manuel Antônio Molina; presidente da Tec Campos, professor Henrique Da Hora e do Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.

De acordo com Romeu, serão selecionados até 12 projetos nesta primeira etapa.

— Inicialmente serão seis meses de incubação com bolsa de um salário mínimo e após esse período, atendendo aos requisitos e dando seguimento ao projeto a bolsa vai chegar a dois salários — informou.

Já o presidente da Tec Campos acredita que o Programa é um diferencial no município. “A tecnologia será produzida aqui. Campos é um polo universitário com 12 instituições de ensino superior e tem cerca de 20 mil estudantes que tem potencial para mudar a economia local”, destacou.

Para Jefferson Manhães, o Programa Municipal de Apoio a Startups é um importante avanço. “Transformar o conhecimento em ativo que traga retorno para a sociedade é um desafio no nosso país. Mas, hoje, estamos fazendo algo que transforma estudantes empreendedores em importante benefício para a sociedade. Porque as empresas serão criadas aqui e ficam no município gerando valor através de parcerias fundamentais”, avaliou.

Representando a Uenf, o professor Manuel Antônio Molina destacou que a universidade está aberta a parcerias em busca de soluções. “Para nós é um prazer poder receber programas tão importantes como este que vai desenvolver a economia através de startups”, disse.

Inovação – Durante o lançamento do Programa foi realizada a apresentação da estudante Mirella Queiroz que, junto a outros campistas, representou o município no Festival de Cultura Digital que inclui o maior hackathon da América Latina, o Hacking Rio. Em um desafio de cluster ela se saiu vitoriosa e conquistou o título no cluster Distribuição e Conveniência garantindo o bicampeonato para o município.

SupCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *