Prefeita Carla Machado presente no lançamento da sede da RPPN Caruara

A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, participou nesta sexta-feira, 16, do lançamento da obra da sede da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Caruara, maior unidade de conservação privada do país dedicada ao ecossistema de restinga, que completa nove anos de criação neste mês de julho. Criada de forma voluntária pelo Porto do Açu em 2012, a reserva é o maior ativo ambiental do empreendimento portuário.

A sede, que ficará no extremo norte da Lagoa de Iquipari, em Grussaí, será um polo de conservação, sustentabilidade, educação e atração turística na região, com área de lazer de uso público em consonância com o plano de manejo e em defesa do meio ambiente. A prefeita destacou a importância do espaço para o desenvolvimento do turismo sustentável no município.

— Esta é uma obra importante para São João da Barra, que passa a contar com um espaço para diversas atividades voltadas para o meio ambiente e também para fomentar o turismo ambiental no município — disse Carla Machado.

O projeto foi aprovado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e já recebeu todas as licenças necessárias para instalação e construção. O início da obra está previsto para o segundo semestre deste ano, com prazo de conclusão no primeiro trimestre do ano que vem.

Na solenidade, o coordenador da RPPN Caruara, Daniel Nascimento, informou que no espaço será montada a infraestrutura para um grande parque.

— Optamos por uma RPPN para uso público. Desta forma, a região vai contar com uma nova área de lazer, que poderá ser usada pela comunidade de forma gratuita, além de atrair visitantes ao município, valorizando sua riqueza natural — ressaltou.

Um dos atrativos será a nova base para o Programa de Conservação de Tartarugas Marinhas. Também será criada a Casa do Pesquisador, para potencializar e dar suporte a pesquisas científicas na reserva. Além disso, o complexo vai contar com sede de visitação, que terá programação cultural, educacional e esportiva, e espaço de paisagismo, com uso de espécies de restinga, parquinho para crianças, estacionamento e acessibilidade.

Participaram da cerimônia a vice-prefeita Carla Caputi e os secretários municipais de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Stefan, de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo, de Obras e Serviços, Jorge Hissa, e de Pesca, Marcelo Roger, além dos subsecretários de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Marcelino Souza, e de Pesca, Joice Pedra.

Ascom*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *