PF deflagra operação contra fraudes em licitação em Búzios, Rio e Baixada Fluminense - Tribuna NF

PF deflagra operação contra fraudes em licitação em Búzios, Rio e Baixada Fluminense

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Na manhã desta quarta-feira, 24/8, a Polícia Federal, em ação conjunta com a Controladoria-Geral da União – CGU, deflagrou a operação “Fármaco”, visando desarticular organização criminosa voltada à prática de fraudes a licitações na área da saúde e lavagem de dinheiro.

Um dos alvos é o empresário Jorge Henrique Pires Paes.

A investigação teve início em 2020, a partir da identificação de indícios de que o empresário faria uso de empresas constituídas em nome de “laranjas” para celebrar contratos na área da saúde, em sua maioria com municipalidades da Baixada Fluminense, mediante fraude ao caráter competitivo dos certames, pagamento de vantagens indevidas a funcionários públicos e sobrepreço/superfaturamento em contratos.

Identificou-se ainda que o investigado fez inúmeras doações em dinheiro para candidatos a cargos públicos, o que pode indicar busca de apoio político e de atos de ofício essenciais para que as suas empresas continuassem sendo contratadas pelos órgãos públicos beneficiados.

Na ação de hoje, cerca de 60 policiais federais cumprem 14 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos, residências e empresas localizadas na região metropolitana do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense e Armação de Búzios/RJ.

Os envolvidos poderão responder pelos delitos de Lavagem de Dinheiro, Organização Criminosa e Frustração de caráter competitivo de Licitação.

Com ascom PF*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *