Petrobras coloca em operação novo poço do pré-sal da Bacia de Campos - Tribuna NF

Petrobras coloca em operação novo poço do pré-sal da Bacia de Campos

IPTU - Prefeitura de Campos dos Goytacazes

Uso de tecnologia possibilitou reduzir tempo de algumas etapas em 70% e aumentar a segurança para trabalhadores

A Petrobras colocou em operação, no início de agosto, o poço MLS-233 no pré-sal da Bacia de Campos. Análises preliminares indicam que o novo poço, interligado à P-40, no Ativo Marlim Sul, tem um potencial de produção de 15 mil barris de óleo por dia, superando as estimativas iniciais da companhia.

O MLS-233 simboliza o início da produção do pré-sal do campo de Marlim Sul e se trata de um Teste de Longa Duração (TLD), cujo objetivo é coletar informações sobre o reservatório para subsidiar o plano de explotação da jazida.

Neste ano, ocorreram as etapas de interligação do poço à plataforma e do pull in, na qual foram utilizadas tecnologias diferenciadas. Visando tornar suas operações ainda mais seguras, mais rápidas e com menos emissões de carbono, a companhia deixou de atuar com o barco de mergulho raso (SDSV) e passou a utilizar cabo mensageiro submarino com uso do veículo submarino operado remotamente, um mini ROV, para a operação de pull in.

Também foi utilizado um drone para o apoio ao transporte de cabo mensageiro entre a P-40 e o PLSV — embarcação especializada que é usada para construção e lançamento de linhas rígidas e flexíveis. O uso do drone manteve uma distância mais segura entre as embarcações (120 metros) e permitiu o acompanhamento das etapas através das imagens geradas ao vivo. Tais iniciativas proporcionaram a redução de 75% do HHER (homem-hora exposto ao risco) nas atividades iniciais de interligação, além da diminuição do tempo em 70% nestas duas etapas.

Fonte: Agência Petrobrás

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *