Pesquisa Datafolha para governo do RJ: Castro tem 31%, e Freixo 26%
A nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira aponta o governador Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB) empatados na margem de erro na liderança da disputa pelo governo do Rio. Castro tem 31%, contra 26% de Freixo. Duas semanas atrás, o candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha 26% contra 23% de Marcelo Freixo, que é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Candidato apoiado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), Rodrigo Neves (PDT) marcou 7%. Há duas semanas, o ex-prefeito de Niterói tinha 5%.
Cyro Garcia (PSTU) e Wilson Witel (PMB) marcaram 3% cada. Já Paulo Ganime (Novo), Eduardo Serra (PCB) e Juliete Pantoja (UP) somam 2% cada. Luiz Eugênio (PCO) não pontuou. Votos brancos e nulos somaram 14%, e 10% dos ouvidos não souberam opinar.
Mesmo com a liderança de Castro, 50% dos eleitores fluminenses ainda não sabem em quem votar na pesquisa espontânea, quando não são estimulados a escolher candidatos a partir de uma lista. Em outras palavras, a eleição, assim como em outros estados, pode ser considerada aberta — diferentemente do cenário para presidente, que tem recorde de sedimentação do voto. Na espontânea, Castro tem 17% dos votos, contra 15% de Freixo.
Além disso, 41% dos eleitores do Rio afirmaram ao Datafolha que ainda podem mudar o voto. Outros 59% estão totalmente decididos e 1% não soube responder.
A pesquisa também perguntou sobre o cenário de segundo turno com Castro e Freixo. O atual governador aparece à frente com 44%, contra 37% de Freixo. Outros 13% votariam nulo e 7% não souberam responder. Na última pesquisa, o placar era 38% a 39%, respectivamente.
A pesquisa foi contratada pela TV Globo e “Folha de S.Paulo” e ouviu presencialmente 1.202 eleitores de 30/08 a 01/09 em 34 cidades do Estado do Rio. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código RJ-06061/2022.