19/07/2024
Campos

Palácio da Cultura em dia de festa com o 1º Baile de Debutantes

Transformado em um verdadeiro salão de festas, o Palácio da Cultura recebeu na noite desta quinta-feira (9) o primeiro Baile de Debutantes promovido pela Prefeitura. Através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, 43 jovens meninas em situação de vulnerabilidade realizam o sonho da tradicional festa de 15 anos. A elas foi oferecida uma grande festa com direito a jantar, DJ, banda, anel e tudo mais que um baile de debutantes tem direito. Além dos convidados das jovens, a festa contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho, acompanhado da primeira-dama Tassiana Oliveira e do secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho.

Idealizador do Baile de Debutantes, que está em sua primeira edição, o prefeito Wladimir Garotinho ressaltou a importância de eventos como o Baile, que é direcionado às meninas que vivem em situação de vulnerabilidade social, para o cumprimento do papel social do governo. “Eu estou muito feliz de ver o Palácio da Cultura cheio, porque governar também é poder transformar vidas e realizar os sonhos das pessoas. Eu e Tassiana estávamos conversando sobre o aniversário da nossa filha, que completa 15 anos no ano que vem, e pensamos em como é custoso para uma família realizar uma festa como essa. Eu sei que a festa vai ficar marcada na vida dessas famílias, em especial das meninas. A Prefeitura cuida da infraestrutura, da educação, da saúde, mas precisa cumprir o seu papel social. Isso é cuidar das pessoas”, ressaltou Wladimir.

“A gente sabe das dificuldades para a realização de um baile, que é algo muito sonhado para essas meninas. Muitas mães têm esse sonho e não podem proporcionar para as suas filhas. É uma realização não só para as meninas, mas para toda a família. Esta é uma noite muito especial”, disse a primeira-dama Tassiana Oliveira.

A hora mais especial da noite foi a tradicional valsa, em que as meninas dançaram com seus pares. Os passos foram ensaiados previamente pela coreógrafa Beatriz Petrucci. Seguindo outro rito tradicional de uma festa de 15 anos, as debutantes receberam um anel cada uma, lembrança que foi fruto de uma parceria da Prefeitura com Noêmia Joias, e que foi entregue pelas mãos do prefeito Wladimir Garotinho. A animação não faltou no Baile de Debutantes. A música, que faz parte da vida de toda adolescente, ficou por conta do DJ Ritter, do cantor Caio César e da banda da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Durante o dia, elas ganharam um dia de beleza com direito a cabelo e maquiagem.

Acompanhada dos pais e dos dois irmãos, a adolescente Lohany Marins Barreto, que completou 15 anos em junho deste ano, diz que participar do Baile de Debutantes é a realização de um sonho. “É a realização de um dos meus maiores sonhos. Vendo tudo isso pronto, com bolo, ornamentação, banda, eu confesso que vai além do que eu poderia imaginar. Meus irmãos nasceram em 2023, no ano em que eu completei 15 anos, então meus pais ficaram bem apertados. Quando eu vi que a Prefeitura ia fazer essa festa, eu fiquei muito feliz. Eu estou muito grata”, disse animada a debutante.

O projeto é voltado para meninas que completaram ou completam 15 anos entre 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2023. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, que organizou toda a festa, ficou a cargo ainda da inscrição das meninas, que precisaram apresentar documentos. Os pais e responsáveis tiveram que comprovar a inscrição no CadÚnico, o que configurou a situação em vulnerabilidade social. “Assim como o Casamento Comunitário, esse evento está sendo um momento único e especial para a secretaria. A gente tem o papel social, mas essa festa está cumprindo também o papel humano do município. Uma adolescente em situação de vulnerabilidade não teria como ganhar uma festa como essa por parte de sua família. Está sendo um dia muito importante para mim, mas também para toda a nossa equipe”, explicou o secretário Rodrigo Carvalho.

Secom*

Alerj

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *